O prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho do PT, Castanheira (773 km de Cuiabá) serão obrigados a se imunizarem.

O prefeito atraves de um decreto afirma que a medida é uma forma de evitar a propagação da pandemia decorrente do novo coronavírus no âmbito do município.

Por isso, determina a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coleta de amostras clínicas, vacinação e outras medidas profiláticas, além de tratamentos médicos específicos e estudo ou investigação epidemiológica.

Neste caso é importante ressaltar que mesmo contra a vontade todos os moradores terão que se vacinar contra o vírus.

Juninho do PT também manteve a suspensão das aulas da rede municipal, concessão de alvará para a realização de eventos, atividades coletivas nas academias públicas, além de inaugurações de obras públicas e programações de festivais e eventos privados em espaços fechados.

Por outro lado, o prefeito autorizou que comércio o continue de portas abertas, inclusive, as atividades não essenciais privadas, em qualquer dia da semana, observadas as normas e critérios estabelecidos.

“Fica permitida a venda e comercialização, no espaço da Feira Municipal com ocupação máxima de 60% (sessenta por cento) das bancas. Os Estabelecimentos Comerciais, de Serviços e demais Atividades em Geral, bem como os Eventos, deverão adotar as seguintes medidas de orientação, higienização e desinfecção para a prevenção da disseminação comunitária do Novo Coronavírus, observado para todos os efeitos a natureza da sua atividade, e obrigam- se a obedecer e cumprir às seguintes determinações sanitárias”, diz trecho do documento.

Missas, cultos e demais celebrações religiosas também estão liberadas na cidade.