A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), revelou que a concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE) será feita via leilão da Bolsa de Valores. A gestora municipal pontuou cautela para a tomada de decisão que está sob avaliação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Quanto ao prazo para a definição, Moretti acredita que em no máximo dois anos a situação esteja resolvida.
“A concessão será via leilão na modelagem da bolsa de valores. A princípio, por orientação da Fipe, eu ainda autorizei as manifestações de interesse. Tiveram duas empresas que manifestaram interesse, para que as empresas possam conhecer o DAE. As decisões têm que ser bem detalhadas e transparentes, sempre com solidez”, declarou a prefeita em entrevista na manhã desta segunda-feira (7).
A problemática da água que se perdura há anos no município foi o principal combustível da campanha eleitoral da atual prefeita contra seus oponentes no pleito de 2024. Na época, a candidata sugeriu a necessidade de uma Parceria Público-privada para que o problema de distribuição fosse contido. Mas mudou de ideia.
“É um despacho de autorização da Fipe para iniciar o diagnóstico e a modelagem contratual da concessão. Por que essa demora? Nós tivemos que estudar tudo que o DAE já tinha, como alguns estudos, mas eram estudos para PPP [Parceria Público-privada], não como concessão. Então, tivemos que refazer, assim com uma remodelagem”, explicou.
Ainda nos primeiros três meses de gestão, a população tem cobrado medidas mais efetivas da gestão quanto à promessa do fim da “crise hídrica” na cidade. Todavia, a prefeita pede mais tempo para se organizar, além de ter sido, ao longo de alguns dias, alvo de boicotes na rede de distribuição.
(Leiagora)