O preço do caroço de algodão segue uma tendência baixista em Mato Grosso. O produto ficou cotado na média de R$ 597,09 a tonelada, desvalorização de 3,24% no comparativo semanal. Já em relação ao ano passado chega a 58,12%.
Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o cenário visto hoje referente ao caroço de algodão no estado está relacionado a dois fatores principais: maior oferta do produto, devido ao avanço do beneficiamento da produção da safra 2022/23 e a demanda enfraquecida dentro do estado.
“A respeito do menor consumo, cabe destacar que não é uma questão recente, mas que vem se desenhando há alguns meses”, explica.
Curto prazo sem previsão de alta
Ainda segundo o Imea, ao se analisar as tendências para o caroço de algodão no curto prazo não há fatores que indiquem movimento de alta nas cotações.
A estimativa de produção recorde de caroço de algodão para a safra 2022/23, somado ao recuo nas intenções de confinamento em relação a 2023, o que enfraquece o consumo do subproduto, é a justificativa para o cenário de curto prazo.
(CANAL RURAL)