O trabalho de cinco músicosserá apreciado em formato de  show  virtual. A transmissão será em plataformas tecnológicas, em formatos de lives. Os cenários virtuais serão praças públicas de Cuiabá.

O projeto Samba na Praça vai realizar shows virtuais nas Praça da Mandioca, Praça do Choppão e a Praça Ulisses Guimarães ( Das Bandeiras).O objetivo será levar a alegria e chegar com segurança nos lares dos amantes do Samba e Choro. O grupo atua há mais de duas décadas na capital mato-grossense, sempre com casa lotada.

O cenário pandêmico afetou o setor de entretenimento no mundo. As lives foram um formato em que a classe artística encontrou para continuar levando sua arte ao seu público.  E mesmo com novo normal se aproximando, especialistas apostam que a modalidade virtual  não deixará de existir.

O projeto Samba na Praça tem apoio da Lei Adir Blanc, eficaz intervenção do Governo Federal e Estadual para fomentar a arte e manifestações culturais de Mato Grosso, auxiliando o fomento da economia criatia de uma classe fortemente afetada.

O diretor-executivo do Projeto, Joari Augusto disse que mesmo com toda crise ocasionada pela pandemia o mundo não pode parar e a alegria é extremamente necessária para aliviar a alma das pessoas.  “Apreciar a arte e ter momentos sociais foi afetado pela pandemia da Covid-19. O samba é resistência. Nós queremos proporcionar emoções positivas, mesmo à distância, acalentar às pessoas e levar alegria aos lares, declarou o artista”.

A professora e pesquisadora da economia criativa, Ana Lucialdo,explica que a música é um elo gerador de inclusão social e riqueza da economia artísticamente criativa. É uma das mais antigas manifestações culturais do homem, é uma arte enraizadas de sentimentos e pertencimento cultural, considerada por muitos como sua principal função.

“ A música em sua criação é performance da manifestação de sentimento de uma sociedade e representa uma importante categoria para a  cadeia produtiva da economia criativa mundial, por gerar emprego e renda, relatou Lucialdo”.

Para a professora, o Samba é considerado um dos mais importantes fenômenos culturais do Brasil: “ É um ato  de resistência afro com suas raízes fincadas  na expressão cultural africana e nas tradições folclóricas brasileiras, especialmente aquelas ligadas ao samba rural primitivo dos períodos colonial   imperial, portanto, grande expressão cultural e representante da economia criativa”, ponderou a pesquisadora. 

SERVIÇO:

Lives do projeto Samba na Praça

Datas: 15 de Janeiro; 12 de Fevereiro e Março de 2021

Horário: 18hLocal: Facebook @sambanapracamt e @joariaugusto

Contato: 65-98144 2200