Enquanto o Palmeiras se aproxima da conquista do título brasileiro, há uma expectativa nos bastidores do clube quanto ao futuro de Abel Ferreira. Apesar do contrato até o fim do ano que vem, sua permanência não é uma certeza neste momento.

O Al-Sadd, do Catar, já tentou levar o técnico há alguns meses e voltou a procurá-lo, com uma oferta que poderia fazer o português ser um dos treinadores mais bem pagos do mundo. Desde que a notícia estourou, não houve uma manifestação definitiva do treinador.

João Martins, Abel Ferreira, Vitor Castanheira e Carlos Martinho em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

João Martins, Abel Ferreira, Vitor Castanheira e Carlos Martinho em treino do Palmeiras — Foto: Cesar Greco

Seu estafe, por nota, afirmou que ele está focado apenas na disputa das rodadas finais do Brasileirão; após a goleada por 4 a 0 sobre o América-MG, na quarta, o auxiliar Vitor Castanheira disse que não poderia comentar especulações.

A única informação dada foi de que aquilo que Abel Ferreira decidir será seguido por seus assistentes.

– Esta equipe anda sempre junta, é o que posso dizer – resumiu Castanheira.

Quando chegou do Paok, da Grécia, o comandante trouxe os auxiliares João Martins, Vitor Castanheira, Tiago Costa e Carlos Martinho. A equipe trabalha junto desde o início da carreira de Abel como treinador, no Braga, de Portugal.

Há três anos no Palmeiras, Abel está em busca de seu nono título pelo clube, o que o faria passar Vanderlei Luxemburgo e se isolar como o segundo técnico mais vitorioso da história, atrás apenas de Oswaldo Brandão, com dez.

Embora sempre diga que é um treinador de projetos e que gosta de cumprir contratos, o atual comandante tem mostrado desgaste no Verdão. Ele chegou a dizer que estava “de saco cheio” e deixou o futuro em aberto, há duas semanas.

Dentro do Palmeiras, a declaração foi vista como um mero desabafo, já que a comissão técnica trabalha no planejamento de 2024 e deu aval para a contratação de Aníbal Moreno, por exemplo.

Mas depois disso veio a nova procura do Al-Sadd. Desde então, o técnico não cravou o que fará, e há uma sensação dentro do clube de que pela primeira vez existe risco de ele aceitar uma oferta para sair.

Ainda que crítico da organização do futebol brasileiro, Abel Ferreira se sente à vontade dentro do Verdão, e sua esposa e filhas gostam de viver em São Paulo (SP).

Na quarta, a torcida fez um mosaico com sua imagem e a frase que o marca: “todos somos um”. Ele publicou em seu Instagram com a legenda:

– Família Palmeiras, Todos Somos Um… Sempre! 💚🐷.

Abel Ferreira posta mosaico em sua homenagem no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Abel Ferreira posta mosaico em sua homenagem no Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

A maioria dos comentários na página foi de torcedores palmeirenses pedindo sua permanência.

O plano da diretoria é não apenas contar com o técnico para 2024, como oferecer uma renovação até 2027. A presidente Leila Pereira sonha em ter Abel Ferreira no seu segundo mandato, caso seja reeleita, no fim do ano que vem.

Diante de toda a incerteza, Abel volta à área técnica neste domingo, contra o Fluminense, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, após cumprir suspensão contra o América-MG. Uma vitória pode garantir o título brasileiro com uma rodada de antecedência, a depender da combinação de outros resultados. (GE)