Manter Sinop em desenvolvimento, desde o início da nossa gestão, tem sido uma meta diária. A produção em toda região cresce cada vez mais e, portanto, alternativas para incentivar a industrialização local se tornam urgentes. É aqui que o Porto Seco em Sinop surge como uma excelente opção.
A busca é pelo equilíbrio entre Saúde e Economia, que mantêm fatores como aumento da renda, redução do desemprego, poder de consumo e melhorias na qualidade de vida estáveis. Tudo isso faz de Sinop um bom local para se investir.
São indicadores de desenvolvimento econômico que viabilizam a rota de crescimento. Segundo a Revista Exame (2018), somos a 26ª melhor cidade do País para se investir e o olhar do mundo tem se voltado para cá.
A necessidade de um maior e melhor suporte logístico para a região é eminente. Assim, com o objetivo de agilizar a exportação e importação de produtos, protocolei um pedido junto à secretaria da Receita Federal, em Brasília, para a implantação do Porto Seco em Sinop.
O que é um Porto Seco?
O Porto Seco, em outras palavras, é um terminal de operações para carga, descarga, armazenagem e movimentação de mercadorias. É controlado pela Receita Federal e auxilia, em muito, na redução de custos para o produtor.
Em um cenário pós-pandemia, essa estrutura será de extrema importância para Sinop. Ocorrerão exportações direto do município, ou seja, não haverá a necessidade de ir até Paranaguá para fazer os trâmites aduaneiros.
Fechou o caminhão e a produção já está pronta para ser exportada. Consequentemente, isso facilita, também, as importações.
Quando será instalado?
A Receita Federal concluiu o estudo de viabilidade e em breve teremos o edital para licitação. Que ocorre junto com a estruturação do novo corredor logístico do Brasil – A Ferrogrão. A região só tem a ganhar, isto é, vai atrair mais recursos e empresas.
São recursos da iniciativa privada, no qual o vencedor da licitação irá comprar a área e construir toda estrutura necessária para o funcionamento. Portanto, é um grande projeto de desenvolvimento que se consolidará no município.
Equilíbrio
Mesmo diante da pandemia, o nosso crescimento é perceptível. Apenas nos cinco primeiros meses de 2020, foram abertas mil e oitenta novas empresas. Atualmente, são mais de 15 mil empresas ativas no município.
E isso é fruto de muito empenho, trabalho e dedicação. Além de, claro, escolhas diárias.
*ROSANA TEREZA MARTINELLI é empresária e prefeita de Sinop (MT)
Contato: www.facebook.com/rosana.martinelli.39