Pensar no papel social da mulher no mundo de hoje é lembrar que mais que esposa, mãe e dona de casa, a mulher é um ser de destaque em todas as áreas onde se coloca. Somos médicas, advogadas, juízas, desembargadoras, jornalistas, engenheiras, mestres de obra, motoristas de caminhão, secretárias do lar, etc… Estamos onde queremos porque, como se diz por aí, “lugar de mulher é onde ela quiser”.

Até na política estamos presentes, seja como eleitoras (desde a década de 1930), seja como candidatas a cargos públicos e ‘políticas’ eleitas. O problema é que, neste caso, nossa presença ainda é muito pequena. Embora sejamos maioria na população brasileira 51,8%, segundo dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), contra 48,2% de homens, somos a minoria nos Poderes Executivo e Legislativo.

Leia Também:
– Vilma Barros é empossada vereadora por Cuiabá durante licença de Kássio Coelho

– De cultura da bajulação ao poder

 

Para se ter ideia, em toda a história da democracia brasileira apenas uma mulher chegou à presidência do país, em 2010; Dilma Rousseff. No Senado Federal, atualmente, existem apenas 13 senadoras num universo de 81 vagas. Na Câmara dos Deputados ocupamos apenas 77 das 513 vagas existentes.

Em Mato Grosso, a Assembleia Legislativa tem apenas uma deputada estadual: Janaina Riva, em seu segundo mandato. Na Câmara Municipal de Cuiabá, apenas três vereadoras: Edna Sampaio, Michelly Alencar e eu, Vilma Barros (que sou suplente e estou no cargo – primeira assembleiana (mulher da Assembleia de Deus) na Câmara da Capital. Nossa bancada federal tem apenas uma deputada, a professora Rosa Neide. Não temos senadoras.

Vivemos numa sociedade construída sob a égide do machismo e do patriarcalismo, onde o homem sempre ocupou todos os espaços e ficamos relegadas às sobras, principalmente na política. Em outubro, temos a chance de mudar toda esta história. Precisamos de mais mulheres na política. Temos muito a acrescentar, colaborar e dizer; e precisamos ser ouvidas se quisermos mais espaço, respeito e voz. Quero contribuir com esta mudança e estou na chapa do Patriota como candidata a deputada estadual.

Sou mulher, mãe, avó, gestora pública por formação, palestrante, pregadora e membra da Assembleia de Deus em Cuiabá. Por 12 anos, contribuí como secretária geral da USADECRE (União de Senhoras das Assembleias de Deus de Cuiabá e Região). Sou voluntária em Casas de Recuperação, presídios da capital e no trabalho de assistência social às famílias carentes. Durante muito tempo, atuei como gerente da creche Renisea Guilhermetti Barua, em Cuiabá, e da Casa de Retaguarda Doutor Paulo Prado. Também estive como apresentadora da Rádio Nazareno FM e como assessora parlamentar estadual e municipal.

Tenho certeza que a força da mulher e sua capacidade de compreender as mazelas do nosso povo, propondo soluções e tratando a todos com o carinho e o respeito que merecem podem dar uma guinada na política estadual. Prezamos pela igualdade de direitos, de oportunidades e pelo respeito à família. Lembre-se: precisamos de mais mulheres na política!

*VILMA PAULA BARROS DE ASSIS   é gestora pública por formação, palestrante, e, atualmente, vereadora por Cuiabá.

CONTATO:                                                                  www.facebook.com/vilmabarrosmt