O secretário estadual de Educação, Alan Porto, disse que por conta da pandemia do Covid-19 a evasão escolar em 2020 foi de 20%. ” Muitos abandonaram os estudos, não acompanharam nem pelas plataformas digitais e nem pelas apostilas disponibilizadas”, comentou.
O provável aumento dos índices de evasão escolar tem sido uma das principais consequências desse período prolongado de paralisação das atividades presenciais, por conta da pandemia de covid-19, que chegou no Brasil em março do ano passado.
Na rede privada o número é ainda maior. Segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso (Sinepe -MT), a evasão chega a 39%. O ensino infantil foi o mais atingido.
O secretário avalia que um dos grandes desafios para a educação neste ano é evitar um número cada vez maior da evasão de crianças e adolescentes das escolas. Aproximadamente quatro em cada dez jovens deixam as salas de aula.
“Esse ano além da apostila vamos montar plantões para que os estudantes possam ir até a escola tirar dúvidas com os professores e facilitar o processo de aprendizagem”, comentou.
Allan disse ainda que assim que for oportuno o Estado deve implantar o sistema híbrido de ensino, para retornar o convívio escolar dos estudantes que é fundamental para a aprendizagem.
“Nossa estrutura já está preparada para o sistema híbrido, desejamos colocar em prática o mais rápido possível, para diminuir os prejuízos no processo de aprendizado, porém precisamos de um ambiente seguro para isso e uma curva menor de infecção do vírus”, finalizou.