Trinta anos e 314 dias é o período que fez o polonês Janusz Świtaj entrar para o “Livro dos Recordes” como a pessoa que passou mais tempo em uso constante de ventilação mecânica, conforme divulgou o Guinness World Records no último dia 20 de março.

Świtaj tinha 17 anos quando perdeu todos os seus membros e a habilidade de respirar sozinho. Isso aconteceu após um acidente de trânsito em 1993, apenas duas semanas antes de completar 18 anos de idade.

Ele passou seis anos em uma unidade de terapia intensiva até poder ir para casa. “Lembro-me de não ver mais perspectivas para mim naquela época”, recorda Janusz, segundo o Guinness. “Fiquei com um monte de sonhos juvenis não realizados.”

O jovem entrou em depressão profunda. Até que em 2007, aos 32 anos, pediu para descontinuar seu tratamento. O caso gerou um debate nacional na Polônia sobre a legalização da eutanásia.

Mas aconteceu o contrário do que Świtaj esperava: ele passou a receber atenção e ajuda, o que incluiu cuidadores, um lar adaptado, um computador que ele opera com a boca e uma cadeira de rodas equipada com ventilador portátil.

Tudo isso permitiu que, hoje, o polonês viva bem — ele viaja, vai a eventos esportivos e atualmente cursa o quarto ano de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental. Ele também usa sua história para ajudar pessoas que estejam passando por situações parecidas com as que ele viveu.

Świtaj ainda escreveu a autobiografia 12 Breaths Per Minute (“12 Respirações Por Minuto”, em livre tradução), que ele descreve como “um relato da dramática luta por vida, saúde e dignidade humana.”

“Durante os meus 30 anos em um ventilador, consegui alcançar um grande sucesso na vida, conheci pessoas excepcionais e criei memórias inesquecíveis”, afirma ao Guinness. “Espero sinceramente que minha história inspire aqueles que estão lutando com uma situação de vida semelhante e lhes dê esperança.”

(Por Redação Galileu)