Numa cena digna de certos momentos tensos do velho Oeste do Estados Unidos ou mesmo do Cangaço no Nordeste, um policial militar sacou sua pistola e fez pelo menos dois disparos em meio à multidão. Parte da ação atabalhoada da guarnição da Polícia Militar de Mato Grosso, no bairro São Francisco, em Chapada dos Guimarães, no final da noite do último sábado (23), foi filmada por testemunhas e a reportagem do portal de notícias Cuiabano News teve acesso a trecho do vídeo.

A má notícia é o preparo duvidoso de alguns PMs para lidar com situações do gênero. Já a boa notícia é que não há registro ou informação de nenhum ferido, no episódio do bairro São Francisco. De qualquer forma, para que não pairam dúvidas, tudo pode ser conferido nas imagens.

A reportagem do Cuiabano News apurou que a guarnição da Polícia Militar teria sido chamada para colocar ordem, num ponto de encontro, com frequentadores majoritariamente jovens e em situação de consumo de bebidas alcoólicas.

Os policiais foram efetuar a prisão de um homem, supostamente acusado de agredir uma mulher. No momento da prisão, o homem não queria ser algemado e teria se oferecido para entrar no camburão da PM espontaneamente, desde que não fosse algemado.

Diante da insistência da guarnição em algemá-lo, o homem passou a resistir à prisão. Ele foi imobilizado e algemado. Já no chão, totalmente imóvel, as imagens mostram que recebeu chutes no peito, no estômago e provavelmente na cabeça, desferidos por um policial, enquanto outro mantinha-no imóvel.

Em dado momento da operação, como muitos curiosos se aproximaram e tentavam impedir que o suspeito fosse espancado, após ter sido algemado, um dos policiais sacou a pistola e deu um tiro para cima.

Ato contínuo, deram mais socos e chutes no homem algemado. E, depois, conduziram-no para a viatura. Antes de saírem, os policias fizeram outro disparo.  Testemunhas asseguram que pelo menos 150 pessoas, na hora do disparo; e as imagens comprovam a aglomeração de jovens, no entorno do ocorrido.

Cantada em prosa e verso pelas autoridades como “a Meca do turismo” de Mato Grosso, Chapada dos Guimarães possui um imenso muro social que separa ricos, principalmente os novos moradores, em alguns condomínios de luxo; e os pobres, em especial antigos habitantes.

Já o  bairro São Francisco é oriundo de invasão e habitado por gente humilde; e qualquer guarnição com poucas semanas, na cidade, sabe que dificilmente algum turista vai se aventurar até àquela região da cidade.

A reportagem busca ouvir a posição da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e do Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso, para esclarecer algumas dúvidas sobre o episódio. O espaço segue aberto para pronunciamento.

Em sua posse, na noite do último dia 2 deste mês, o novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Côrrea Mendes, ex-titular da Corregedoria Geral, disse que a sua missão é “trabalhar para que a nossa instituição fomentando cada vez mais a nossa atuação em prol da sociedade mato-grossense”.

(*Ronaldo Pacheco é Diretor de Redação; e Jéssica Moreira é Repórter do Cuiabano News)

Já no chão, totalmente imóvel, as imagens mostram que recebeu chutes no peito, no estômago e provavelmente na cabeça, desferidos por um policial