O cabo da Polícia Militar Elso Fanis foi preso pela Polícia Federal na quarta-feira (15) suspeito de participar de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo, lavagem de capitais e falsidade ideológica. O agente foi preso durante a Operação Carga Prensada, deflagrada em Rondônia.

CARGA PRENSADA

Conforme as informações apuradas pelo HNT, Elso foi preso no município de Cáceres (a 220 km de Cuiabá) e deverá ser transferido para Rondônia onde prestará depoimento à Polícia Federal.

Até o momento, não foi informado qual seria a participação do policial na organização criminosa.

Por meio de nota, a Corregedoria da Polícia Militar informou que um procedimento administrativo foi aberto para apurar a conduta do policial.

Operação Carga Prensada

Conforme apurado no Inquérito Policial (IP), os membros da organização criminosa são responsáveis pelo envio de grandes quantidades de cocaína de Rondônia para diversos outros estados brasileiros. Ao mesmo tempo, o grupo realizava a aquisição de cargas de maconha do Mato Grosso do Sul para serem distribuídas nos estados de Rondônia e Acre.

Durante a fase sigilosa da investigação, que teve início no final de 2019, mais de 2,5 toneladas de drogas foram apreendidas.

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão houve o bloqueio de contas utilizadas pelos investigados e suas empresas, sequestro de cerca de 150 veículos, uma aeronave e uma lancha, suspensão de atividades de empresas relacionadas à lavagem de capitais, medidas cautelares diversas da prisão e até bloqueio de contas da organização criminosa em redes sociais.