Um homem foi preso nesta sexta-feira (31), acusado de torturar e matar três onças que aparecem em vídeo que circula nas redes sociais. Trata-se de João de Deus, que foi detido em Cáceres (220 km de Cuiabá). Ele também é acusado de maus-tratos a dois cachorros.

A Polícia Civil recebeu denúncia de maus-tratos contra dois cachorros, o que foi constatado no local e durante a abordagem os policiais descobriram que os dois cachorros são parecidos com os animais, que aparecem no vídeo das três onças torturadas.

A gravação circulou nas redes sociais e até mesmo a ministra Marina Silva pediu apuração sobre o caso.

Veja o vídeo que viralizou nas redes sociais:

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que em casos como este do vídeo da morte de onças-pintadas, o crime necessita de investigação, nos moldes do que ocorreu naquele último caso, em abril de 2022, quando um fazendeiro aparece abraçando uma onça que havia matado em Poconé.

Multas

Matar animais silvestres no Brasil é crime, e quando se trata de espécies ameaçadas de extinção, como no caso da onça-pintada, são ainda mais pesadas como aplicação de multa de R$ 3 mil por abater o animal e valores próximos a R$ 150 mil por moral coletivo. Em casos de denúncias ou resgate de animais, elas podem ser realizadas pelos números 190 ou 0800 065 3838.