A Polícia Federal, em parceria com o Ibama e a Funai, atuou no combate a extração ilegal de minérios, na Terra Indígena Sararé, Garimpo “Babalu” e Cooper Pontes, na região de Pontes e Lacerda, a 443 km de Cuiabá, na Operação Alfeu III.
Os agentes, obtiveram êxito em localizar 6 escavadeiras hidráulicas, todas foram destruídas.
Na primeira fase da operação, 21 escavadeiras foram destruídas.
Em março deste ano, foi cumprida a determinação judicial expedida pela 2ª Vara Federal de Cáceres, para desocupar o garimpo na Terra Indígena Sararé.
No entanto através de imagens de satélite a PF constatou que a região continua a ser degradada, necessitando assim, nova intervenção policial no local.
A ação de encerramento da atividade garimpeira, somente foi possível, pela integração dos órgãos de fiscalização e repressão.
O Ibama usou o poder de fiscalização para permitir a atuação das forças policiais em toda a extensão do garimpo, e a Funai realizou um levantamento prévio com a utilização de drones, que possibilitou a localização das máquinas utilizadas na atividade garimpeira.
A Polícia Federal e os demais órgãos envolvidos estão imbuídos na desativação e encerramento da atividade garimpeira proveniente de exploração ilegal.