Um caminhão carregado de madeira ilegal avaliada em cerca de R$ 16 mil foi apreendido pela Polícia Judiciária Civil do município de Confresa (1.160 km a Nordeste de Cuiabá), na noite de quinta-feira (17).
O motorista do caminhão, M.A.V.G. de 44 anos, foi autuado no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pela prática de crime ambiental de transporte ilegal de madeira.
As diligências iniciaram após denúncia sobre um veículo que teria saído do estado do Pará para Mato Grosso, na região de Confresa, transportando toras de produto florestal extraído de forma irregular.
Diante das informações, os policiais civis realizaram diligências e conseguiram localizar um caminhão com as mesmas características indicadas, estacionado em um posto de combustível.
Durante a abordagem foi verificado se tratar de madeira da espécie “cambará”, já serradas em formas de vigotas, totalizando aproximadamente 15 metros cúbicos. A carga está avaliada em cerca de R$ 16 mil e era transportada sem autorização e documentos obrigatórios.
Diante do flagrante, o condutor do veículo foi detido e levado para Delegacia de Confresa, onde foi interrogado e responderá a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), por transporte ilegal de madeira, ficando compromissado a comparecer em juízo quando intimado.
Já os 15 metros cúbicos de madeira irregular foram doados para a APAE de Confresa.