Notícias ao Minuto
Um homem gritou “Allahu akbar” durante uma sessão do filme ‘Joker’, num cinema em Paris, gerando de imediato o pânico entre os presentes na sala, naquela que é a maior sala de cinema da Europa, com capacidade para acomodar 500 pessoas.
O incidente ocorreu no passado domingo á noite e o homem acabou por ser detido pela polícia.
Segundo testemunhas, citadas pelo Le Parisien, o homem estava acompanhado por outro e “a meio do filme começou a gritar ‘É político’. Repetiu a frase pelo menos seis vezes, inicialmente as pessoas ainda se riram mas depois outras pediram-lhe que se calasse. Foi aí que ele se levantou e gritou ‘allahu akbar’ enquanto punha as mãos no peito”.
“Foi então que as pessoas, em pânico, começaram a correr para as saídas, mas as portas estavam bloqueadas. Havia pessoas a chorar e uma mãe à procura da filha”, relatou ainda o mesmo jovem.
Outra pessoa conta que depois de este ter começado a murmurar em árabe outro espetador disse que ele estava armado e “a partir daí foi o pânico total”.
O Grande Rex, o cinema, confirmou o incidente na segunda-feira, mas minimizou a situação referindo que “obviamente que as portas de emergência estavam abertas” e que “apenas algumas dezenas de espetadores estavam em pânico, os outros ficaram para ver o filme até ao fim”.
O suspeito acabou por escapar, mas quando fugiu um dos espetadores deitou-lhe a mão ao casaco que continha o seu telemóvel e passe de transportes, por isso, a polícia rapidamente descobriu a sua identidade.
Pouco depois foi detido numa rua por detrás do cinema e mais tarde internado na enfermaria psiquiátrica na sede da polícia.