O vereador Marcus Brito Junior (PV) apresentou um Projeto de Lei que visa combater o abandono e a evasão escolar em Cuiabá. A proposta quer garantir a implementação de diretrizes e ações de políticas públicas que atuarão no sentido de prevenir que crianças e adolescentes parem ou desistam de frequentar a escola.

De acordo com a proposta, o parlamentar sugere a implementação de ações que visem estimular a integração entre alunos e a construção do ambiente escolar democrático, como por exemplo a formação de grêmios, grupos esportivos e de estudos, conferindo o máximo de autonomia possível aos alunos para a condução de seus trabalhos.

Para ele, a realização de palestras e rodas de conversas de conscientização e combate ao bullying também é fundamental, assim como palestras e rodas de conversas de conscientização e combate a gravidez precoce.

A matéria ainda prevê o desenvolvimento de ações e conexões entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos, que visem o desenvolvimento de competências socioemocionais do aluno durante todo o ano letivo.

Também estabelece que o município promova atividades que aproximem os alunos e estreitem seus vínculos com a unidade de ensino, e ainda construa currículos complementares voltados para integração educacional-tecnológica e as necessidades pedagógicas dos tempos modernos.

Segundo ele, essa proposta vem no sentido de fortalecer o vínculo das crianças e adolescentes com a educação.