A técnica Pia Sundhage convocou 25 jogadoras para os últimos amistosos da seleção feminina antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil vai enfrentar Rússia e Canadá, em Cartagena, na Espanha, nos dias 11 e 14 de junho. A treinadora sueca confirmou que as 18 jogadoras que irão às Olimpíadas deverão sair do grupo chamado nesta sexta-feira.
– Não é impossível, mas vai ser muito difícil ir para os Jogos Olímpicos quem não estiver na lista de hoje – afirmou Pia na entrevista coletiva após o anúncio das convocadas.
Maior artilheira das Olimpíadas, com 14 gols em quatro edições, a atacante Cristiane, do Santos, fica mais distante de disputar os Jogos de Tóquio. A jogadora de 36 anos disputou oito dos 16 amistosos da seleção com Pia Sundhage, com dois gols marcados, e esteve presente nas últimas partidas do Brasil, em fevereiro.
As três grandes novidades da lista são a lateral-direita Letícia Santos, do Eintracht Frankfurt, de volta após se recuperar de uma lesão no ligamento do joelho, a meia Angelina, do OL Reign, dos Estados Unidos, e a meia-atacante Giovanna Crivelari, do Corinthians, chamada pela primeira vez por Pia para amistosos – ela tinha participado apenas de treinamentos com a seleção, em abril.
Letícia Santos disputou apenas quatro amistosos com Pia, até sofrer a lesão,, em abril de 2020. Desde então, a treinadora fez diversos testes na posição, sem encontrar um nome definitivo.
– Letícia Santos pode ser, sim, a resposta para a posição – disse Pia. – Eu espero que ela traga o seu melhor nesses jogos.
O Corinthians, atual campeão brasileiro, foi o time com mais jogadoras chamadas, seis, seguido do Palmeiras, com quatro. Nas redes sociais, Crivelari celebrou a convocação.
A seleção canadense é a adversária que mais enfrentou o Brasil desde que Pia Sundhage assumiu o cargo, no fim de 2019. Nos três amistosos anteriores, foram duas vitórias da seleção brasileira (4 a 0 em novembro de 2019 e 2 a 0 em fevereiro deste ano, na SheBelieves Cup) e um empate (2 a 2 no Torneio da França, em março de 2020). Esse será o primeiro jogo do Brasil contra a Rússia sob o comando da treinadora sueca.
O Brasil voltará a jogar após um intervalo de quase quatro meses, desde a participação no torneio SheBelieves Cup, nos Estados Unidos, no fim de fevereiro. Por causa das restrições de viagens causadas pela pandemia de Covid-19, a seleção feminina não conseguiu adversários para jogar na última Data Fifa de amistosos, em abril. Na ocasião, Pia convocou as jogadoras apenas para treinamentos na Granja Comary, sem poder contar com as atletas que atuam na Europa.
Agora, a treinadora celebrou a oportunidade de colocar novamente a seleção em campo.
– Eu fico muito feliz e grata pelos dois jogos, é super importante ter a oportunidade de jogar. Esses dois jogos são muito importantes se queremos competir nas Olimpíadas – disse ela.
O Brasil está no grupo F do torneio feminino de futebol das Olimpíadas de Tóquio, e vai estrear no dia 21 de julho, contra a China, na cidade de Rifu. Três dias depois, a seleção enfrentará a Holanda, atual vice-campeã mundial, no mesmo estádio, e encerrará a primeira fase contra Zambia, dia 27, em Saitama.
Confira a lista de convocadas:
Goleiras:
- Aline Reis – Tenerife (ESP)
- Bárbara – Avaí/Kindermann
- Letícia – Benfica (POR)
Defensoras:
- Rafaelle – Palmeiras
- Bruna Benites – Internacional
- Erika – Corinthians
- Poliana – Corinthians
- Letícia Santos – Eintracht Frankfurt (ALE)
- Tamires – Corinthians
- Jucinara – Levante (ESP)
- Giovana Crivelari – Corinthians
Meias:
- Formiga – PSG (FRA)
- Julia Bianchi – Palmeiras
- Andressinha – Corinthians
- Angelina – OL Reign (EUA)
- Duda – São Paulo
- Adriana – Corinthians
- Ary Borges – Palmeiras
- Marta – Orlando Pride (EUA)
Atacantes:
- Bia Zaneratto – Palmeiras
- Andressa Alves – Roma (ITA)
- Geyse – Madrid CFF (ESP)
- Ludmila – Atlético de Madrid (ESP)
- Debinha – North Carolina Courage (EUA)
- Giovanna Queiroz – Barcelona (ESP)
(Globo Esporte)