A delegada da Polícia Federal, Mayla Akemi Kawazoi, que comandou a Operação Steliios, deflagrada na manhã desta quarta-feira (9), afirmou que o alvo principal do grupo criminoso alvo da ação já estava preso em Goiás. Ele é acusado de ter cometido um crime semelhante ao qual era investigado em Mato Grosso.

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Federal, diversas contas foram abertas pelas mesmas pessoas em diferentes cidades do estado do Mato Grosso, como Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis.

“Foi identificado um alvo principal, que utilizava documentações falsas para a abertura de diversas contas bancárias na Caixa Econômica Federal. Ele contratava empréstimos e transferia estes valores para terceiros. Já identificamos um número considerável destas contas e tende a aumentar de acordo com a análise de relatórios enviados pela Caixa. Não houve pedido de prisão preventiva, pois o alvo principal já se encontra preso em Goiás, onde responde por outra investigação lá pela mesma natureza de crime. Ele também possui uma condenação criminal em Rondônia”, afirmou a delegada.

Segundo a delegada, a ação de hoje, feita pela delegacia de Cáceres, tem objetivo de aprofundar a investigação. “As buscas realizadas hoje tem por objetivo a identificação dos possíveis terceiros participantes no esquema criminoso”, colocou a delegada.

Não foi informado o lucro obtido pela organização criminosa com os golpes.

O nome da operação é uma expressão Grega que dá origem a palavra estelionato. Faz referência a um animal que se camufla para enganar suas presas.