A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (27), operação para cumprir mandados judiciais de inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam fake fews – notícias falsas. Mato Grosso é um dos alvos da operação, além de outros 5 estados brasileiros. Dono da Havan, deputados e blogueiro são alvos em outros estados.
As informações são preliminares, mas confirmadas pela assessoria de comunicação da PF. Ao todo, 29 mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.
A investigação é conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes e tramitam em sigilo. Ela foi instaurada quando os ministros do STF passaram a ser vítimas de notícias falsas espalhadas pela internet, bem como vítimas de ameaças e ataques.
Alvo da PF em Mato Grosso na Operação das Fake News é Marcelo Stachin de Sinop
Em outros estados
Imprensa nacional começa a divulgar que entre os alvos da operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina estão, o ex-deputado federal Roberto Jefeerson, que é presidente nacional do PTB, o deputado estadual Douglas Garcial (PSL-SP), o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan.