O Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o epidemiologista Diego Xavier, disse que apenas a vacina não vai resolver o problema e impedir a terceira onda da covid-19. “Claro que a vacina é uma das principais alternativas que a gente tem. Mas só a vacina não vai resolver nosso problema. Se formos olhar para alguns países que conseguiram controlar a pandemia, a maioria deles adotou posicionamento alinhado com a ciência. Países da Ásia, Nova Zelândia, o próprio Vietnã que não é um país com grande estrutura econômica conseguiu evitar o colapso de seu sistema de saúde seguindo as recomendações dadas desde o início desse processo pandêmico”.

Apesar da redução de casos, Diego Xavier faz críticas a flexibilização dos gestores e falta de cuidado da população. “Hoje a gente vê uma diminuição no número de casos, mas a gente ainda está em um nível extremamente alto, maior do que vimos em 2020 e parece que isso vai se naturalizando. As pessoas vão saindo de casa sem tomar cuidado, ocorre a flexibilização de setores que não são essenciais como bares. Isso não é razoável que na situação que estamos, esteja-se abrindo bar com música ao vivo. A população abandonado essas medidas prioritárias como uso de máscara, principalmente, e evitar locais de risco como aglomeração”.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (13.05), 379.928 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.327 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Nas últimas 24 horas, foram notificadas 42 mortes e 1.725 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 379.928 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.964 estão em isolamento domiciliar e 359.091 estão recuperados.