O polêmico pênalti não marcado para o Grêmio no fim do jogo contra o Corinthians foi escolhido por PC Oliveira como o maior erro de arbitragem do Brasileirão de 2023. A avaliação do comentarista é que a penalidade deveria ter sido assinalada já em campo se Wilton Pereira Sampaio estivesse melhor posicionado.

– O pênalti não marcado para o Grêmio foi um erro muito grave. O Wilton estava próximo da meia lua e entendeu, equivocadamente, que o braço do Yuri Alberto estava em posição natural. O posicionamento não era adequado, ele deveria ter se posicionado mais à esquerda, em um ângulo que favorecesse a tomada de decisão correta. No entanto, o VAR não tinha outra alternativa que não fosse a recomendação da revisão. O pênalti foi muito claro, o Yuri Alberto estava em ação de bloqueio e ampliou o espaço do corpo.

A Comissão de Arbitragem da CBF reconheceu o erro de avaliação da jogada e decidiu afastar a equipe do VAR envolvida na partida e avalia uma possível punição ao árbitro principal Wilton Pereira Sampaio. Por enquanto, foram afastados o responsável pela arbitragem de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira (MG), e os assistentes do VAR, Johnny Barros de Oliveira (SC) e Michel Patrick Costa Guimarães (MG). Eles devem ser integrados ao programa de reciclagem para árbitros da CBF e, durante esse período, ficarão fora das escalas.

O lance gerou revolta no Grêmio e o clube fará reclamação na entidade. Válido pela 15ª rodada, o jogo terminou empatado em 4 a 4 e poderia terminar com a vitória dos comandados de Renato Gaúcho. O treinador também ficou na bronca com o comandante do VAR na Neo Química Arena e usou uma fala capacitista citando o cantor Stevie Wonder, que é cego, para ironizar a decisão.

– O Brasil todo viu essa vergonha de hoje. Queria perguntar ao árbitro de vídeo o que ele aprendeu sobre as regras. Só ele viu que não foi pênalti, até o Stevie Wonder viu que foi pênalti. Para quem não conhece o Stevie Wonder, ele é cego, viu? Até ele daria esse pênalti – ironizou o comandante.

Veja abaixo os maiores erros de arbitragem na opinião do comentarista de arbitragem da Globo:

1 – Corinthians 4 x 4 Grêmio (15ª rodada): pênalti não marcado, mão de Yuri Alberto

2 – Athletico PR 2 x 2 Palmeiras (13ª rodada): cotovelada de Zé Ivaldo em Endrick

3 – Santos 4 x 3 Goiás (14ª rodada): pênalti mal marcado de Lucas Halter em Joaquim

4 – Athletico PR 1 x 0 Botafogo (9ª rodada): pênalti não marcado de Zé Ivaldo em Janderson

5 – Atlético MG 1 x 2 Flamengo (17ª rodada): origem do gol do Paulinho, com falta do atacante em Bruno Henrique

Veja os lances

(GE)