Fotos: Divulgação

A maior competição de futebol amador do Brasil chega à sua 14ª edição. O Peladão 2025/26 teve as inscrições oficialmente abertas no dia 1º de dezembro, no Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, em Cuiabá, e, em poucos dias, já contabiliza mais de 200 equipes inscritas em Cuiabá e Várzea Grande. A expectativa da comissão organizadora é alcançar a marca de mil times participantes em todo o estado de Mato Grosso, ampliando ainda mais o alcance social e esportivo do campeonato.

O Peladão nasceu em 2005, inspirado no tradicional campeonato de Manaus, e se consolidou ao longo dos anos como uma das maiores competições amadoras do país. A sua criação contou com o apoio do então prefeito de Cuiabá, hoje deputado estadual Wilson Santos, ao lado do saudoso radialista e entusiasta do futebol amador Cláudio Kiesqui, que foi pioneiro na transmissão de partidas e na divulgação do esporte popular em Mato Grosso. A iniciativa ganhou força, estrutura e identidade própria, tornando-se referência nacional ao unir futebol, inclusão social e solidariedade.

Atualmente, o campeonato é coordenado por Tiego Poli Kiesqui, filho do idealizador Cláudio Kiesqui, mantendo viva a essência popular do Peladão e ampliando o seu alcance a cada edição. Para Wilson Santos, o crescimento contínuo do campeonato comprova a sua importância como instrumento de integração entre comunidades, promoção da saúde e valorização do esporte amador em todas as regiões do estado. Ele também confirma a destinação de emenda parlamentar, mais uma vez, para fortalecer e garantir a execução com êxito do projeto.

A edição 2025/26 reforça o compromisso social do Peladão, em que para participar, as equipes precisarão doar 15 quilos de alimentos não perecíveis a serem destinados às famílias em situação de vulnerabilidade e entidades filantrópicas. Somente nos primeiros dias de inscrição, a arrecadação já resultou em grande volume de doações. Além disso, as equipes inscritas recebem bola oficial do campeonato e ficam isentas de taxas de arbitragem que são todas custeadas pelo evento.

Além do propósito social, o Peladão também se destaca pela premiação expressiva e conta com a parceria das prefeituras municipais. Ao longo das etapas, serão distribuídos cerca de R$ 1 milhão em prêmios, estimulando a competitividade saudável e a permanência dos atletas no esporte amador. Os jogos são disputados em sistema eliminatório e não há cobrança de taxa financeira de inscrição, o que torna o campeonato acessível para todas as classes.

As inscrições seguem abertas até o preenchimento do limite de vagas, com previsão de encerramento no início de janeiro de 2026. Para mais informações, acesso ao site (https://peladaomt.com.br/) e as redes sociais (@peladaomatogrosso) ou entre em contato pelo telefone (65) 9929-5042.