O Flamengo está com um pé na final da Libertadores-2022. Com uma atuação muito consistente e tecnicamente muito superior ao rival, goleou fora de casa o Vélez Sarsfield por 4 a 0. O jogo foi o de ida pela semifinal na competição, no Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires. Pedro arrasou, fez três gols.  Éverton Ribeiro completou. Com estes gols, Pedro chegou aos 11. É o artilheiro isolado.

A vitória deixa o Flamengo com grande vantagem para a partida de volta, na próxima quarta-feira (7/9) no Maracanã. Afinal, pode perder por até três gols que ainda assim irá para a final. Se perder por quatro gols, decisão por pênaltis. Assim, o Vélez somente avançará diretamente se vencer por cinco ou mais gols.

Primeiro tempo

Marcando a saída de bola, o Flamengo ganhou muitas bolas nos erros de passes do rival e apareceu com perigo num chute de João Gomes e um de Pedro (para boa defesa de Hoyos). Dessa forma, seguiu trabalhando por todos os setores, um pouco mais pela direita com as evoluções de Rodinei. O time levou susto em finalização de Janson. Mas chegou ao primeiro gol aos 31 quando o zagueiro Leo Pereira apareceu como elemento surpresa e cruzou. Pedro só deu uma casquinha de esquerda: 1 a 0.

Somente depois disso foi que o Vélez passou a atacar efetivamente. Então, deu algum trabalho para Santos, quase marcou numa falta de Orellano que foi na trave e, na sobra, Felipe Luiz marcou. Mas foi só um susto. O Mengo seguiu mandando e Pedro serviu para Felipe Luiz perder. Porém, nos acréscimos, o artilheiro caiu pela esquerda e iniciou a jogada em que, após troca de passes, Gabi deu para Everton Ribeiro ampliar. Um show.

Segundo tempo

O Vélez até que tentou. Mas foi um massacre do Flamengo, que deitou e rolou.  Assim, numa linha de passe, Pedro fez um golaço. Aí, foi a vez de Gabigol desperdiçar TRÊS chances que eram gols feitos. Mas, se Gabi teve três oportunidades e perdeu, felizmente Pedro teve quatro e mandou três para dentro. A última foi em passe de Vidal (que entrara pouco antes). Enfim, Flamengo (quase) na final.

VÉLEZ SARSFIELD  0X4 FLAMENGO

Jogo de ida da semifinal da Libertadores
Data: 31/8/2022
Local: Estádio José Amalfitani, Buenos Aires (ARG)
VÉLEZ SARSFIELD: Hoyos; Jara, Los Santos, Gomez e Ortega; Garayalde, Caseres e Orellano; Bou, Janson e Pratto. Técnico: Fernando Machado*
(*) O técnico Alexander Medina estava suspenso
FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz , Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabi. Técnico: Dorival Júnior
Gols: Pedro, aos 31′ do 1ºT (0-1); Éverton Ribeiro, aos 46′ do 1ºT (0-2);Pedro, aos 15′ do 2ºT (0-3); Pedro, aos 37′ do 2ºT (0-4)
Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartões amarelos: Valentín Gomez, De los Santos(VEL); Gabigol, David Luiz, Leo Pereira, Pulgar (FLA) (Jogada 10)