Mais uma vez a torcida compareceu à Arena Pantanal e deixou o estádio frustrada. Em jogo realizado na noite desta quinta-feira (14), o Cuiabá sentiu o cansaço após uma maratona de jogos na Série B, não atuou bem e foi surpreendido pelo Paysandu que fez 1 a 0 no primeiro jogo da final da Copa Verde. Nicolas no segundo tempo, anotou o gol da vitória do Papão e calou os quase 12 mil torcedores que prestigiaram o confronto para apoiar o Dourado.
Com o resultado, o time paraense conquistou o direito de jogar pelo empate na partida de volta marcada para o próximo dia 20 (quarta-feira), no estádio Mangueirão, valendo o título da competição. No final do jogo desta quinta-feira, o Cuiabá ainda teve o jogador Léo – que já tinha cartão amarelo – expulso. Foi a segunda derrota do Cuiabá sob o comando do técnico Marcelo Chamusca.
Primeiro tempo
O início do confronto foi morno com ambas as equipes se respeitando. Sem o ímpeto das partidas anteriores – provavelmente devido ao cansaço por uma ‘maratona’ de quatro jogos em nove dias – , o Cuiabá teve a primeira oportunidade logo aos 2 minutos. Em cobrança de escanteio, Ednei meteu a cabeça na bola e acertou a rede pelo lado de fora. Dois minutos depois em jogada de contra-ataque, Marino arriscou de fora da área e a bola passou com muito perigo à direita do goleiro Giovani. O Cuiabá tinha o controle e chegava bem nas jogadas de contra-golpe. E assim aos 6 minutos teve nova chance em cabeçada de Toty, após levantamento na área. A bola saiu pela linha de fundo.
Diante da pressão, o Paysandu recuou e apertou a marcação, reduzindo o ímpeto do Dourado. Dessa forma, só aos 20 minutos, o Cuiabá voltou a criar e teve mais um bom momento. Jefinho recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A bola passou raspando a trave de Geovani. As melhores jogadas saíam dos pés de Felipe Marques. O Dourado insistia com chutes de longa distância, arriscando vários tiros, mas encontrava o goleiro bem posicionado.
Sentindo as ausências de Jean Patrick e Lucas Braga, o Dourado parecia descalibrado e alternava jogadas individuais com chutes de fora da área. Aos 32, Marino teve que deixar o campo lesionado. Em seu lugar entrou o meia argentino Escudero.
Aos 37, nova chance para o Cuiabá em contra-ataque. Felipe Marques recebeu e chutou. Um zagueiro interferiu e cortou no momento do arremate. Por pouco. Nos acréscimos, o Cuiabá teve a sua melhor chance. Em bola levantada para a pequena área, Alê, livre, furou no momento da conclusão e na volta, Toty chutou prensado para fora.
No resumo do primeiro tempo, o Cuiabá teve o domínio, se esbarrando na marcação do Paysandu que se preocupava em ‘cozinhar’ o galo, buscando um empate que já seria um ótimo resultado.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto, o Cuiabá quase abriu o marcador. Jefinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Felipe Marques na marca do pênalti. O chute foi firme, mas a bola saiu por cima do travessão. Aos 18 minutos, outra oportunidade desperdiçada pelo Cuiabá. Felipe Marques passou pelo marcador, invadiu a área e cruzou. Victor Oliveira atento, cortou na hora.
A partir dos 15 minutos, a partida esquentou com os dois times jogando mais aberto. Mais preciso, o Paysandu, em uma de suas poucas tentadas, chegou lá. Leandro Lima cobrou a falta fechada na área, Nicolas ganhou pelo alto e botou para as redes. Paysandu 1 a 0.
Em busca do empate, o Cuiabá saiu mais para o jogo, mas mostrava ineficiência. Aos 26 minutos, Escudero cobrou a falta, Paulinho desviou de cabeça para o meio da área onde Ednei cabeceou para a defesa do Giovanni. Um minuto depois, Léo recebeu a bola depois da deixada de Gutiérrez e finalizou forte. Giovanni salvou o Paysandu. Aos 36 minutos, resposta do Paysandu: Vinícius Leite bateu colocado no ângulo esquerdo do goleiro. A bola passou raspando a trave e sai.
O Paysandu tratou de segurar a pressão do Cuiabá no final e comemorou a vitória. Nos acréscimos, Léo parou contra-ataque do Paysandu com falta e recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
A noite não era do Dourado. Mesmo com mais posse de bola, mais oportunidades criadas e domínio de jogo, o time cuiabano pecou nas suas finalizações e foi vencido por um time que mostrou um futebol inferior, no entanto, preciso na sua principal finalização e fechou o placar em 1 a 0.
Um público de 11.973 pessoas compareceu à Arena Pantanal para assistir ao jogo. A renda foi de R$ 150.695,00. No jogo de volta, marcado para a próxima quarta-feira às 20 horas (horário de MT), o Papão joga pelo empate para ser campeão. Ao Cuiabá, resta tentar a vitória por dois gols de diferença. No caso de uma vitória do Dourado pela diferença de um gol, o campeão será conhecido na cobrança de pênaltis.
ESCALAÇÕES
Cuiabá: Victor Souza, Léo, Ednei, Anderson Conceição e Paulinho (Alex Ruan); Escobar, Marino (Escudero) e Alê; Toty (Gutierrez), Jefinho e Felipe Marques. Técnico: Marcelo Chamusca.
Paysandu: Giovanni, Tony (Bruno Oliveira), Micael, Victor Oliveira e Bruno Collaço; Wellington Reis, Caique (Thiago Romão) e Tomas Bastos (Leandro Lima) ; Eliélton, Vinicius Leite e Nicolas. Técnico: Hélio dos Anjos.