Cézare Pastorello (PT), vereador em Cáceres, saiu em defesa dos imigrantes brasileiros trabalhadores, deportados pela política migratória de Trump. No final de semana, imagens de homens e mulheres desembarcando acorrentados repercutiram muito.
“Faz poucos dias que o Brasil recebeu a primeira deportação de brasileiros dos Estados Unidos nessa nova política do governo norte-americano e os nossos brasileiros chegaram aqui, algemados, como se fossem todos bandidos. A maioria foi em busca de uma oportunidade de trabalho, para dar uma melhor condição para a família”, diz o vereador.
Diante dessa situação, Cézare faz dois questionamentos: “Por que tem brasileiro comemorando esse tipo de tratamento que os Estados Unidos está dando aos nossos compatriotas? É alguma síndrome de vira-lata de achar que lá é um país melhor, mais desenvolvido, que pode mandar no Brasil? E a outra pergunta é: qual seria a reação do mundo, se o Brasil, pelo princípio da reciprocidade, desse o mesmo tratamento aos milhares de norte-americanos que estão ilegalmente no Brasil, mandando de volta aos Estados Unidos, algemados?”
De acordo com Cézare, o Governo Lula tem dado demonstração do que é ser patriota, acolhendo a todos de volta sem distinção.