Parcerias para potencializar os vários segmentos da economia várzea-grandense dominaram a pauta da reunião entre a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo (SMDETT) e a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande (Acivag). Ações conjuntas deverão ser implementadas e suplementadas a partir deste ano, com foco na geração de emprego e renda e no fortalecimento do setor empresarial da cidade.

O titular da Pasta, Charles Caetano Rosa, lembrou durante o encontro que a SMDETT foi criada na gestão do prefeito Kalil Baracat justamente para ser um elo entre a gestão pública e setor privado. “Agora em março vamos celebrar o primeiro ano da nossa secretaria. Mesmo nascida dentro de um cenário cheio de incertezas, ainda em pandemia e de muita insegurança política e econômica, conseguimos dar passos importantes dentro do que a Pasta está vocacionada. Para este ano não tenho dúvidas que com a união de todas as frentes que movem nossa economia, teremos muito e melhores resultados”, destacou ele, para a reportagem do portal de notícias Cuiabano News.

Ainda conforme Charles, a secretaria tem sido referência para empresários e empreendedores que já atuam na cidade e para aqueles que estão prospectando investimento em Várzea Grande. “Existe sim um sentimento de otimismo em relação ao ano de 2023 em relação ao crescimento econômico da nossa cidade. Mal começamos este novo ano e já concluídos grandes projetos privados, como a Stoky e o hotel Amazon Aeroporto, a entrega de escolas e creches por parte da prefeitura. Acabamos de receber mais um grande shopping voltado ao mundo pet. Várzea Grande passou a ser uma opção segura de investimentos. Cada novo negócio abre portas para empregar mais várzea-grandenses, estimula o consumo interno e aumenta a arrecadação pública”, defendeu.

Conforme o presidente da Acivag, o ex-prefeito e empresário, Tião da Zaeli, a reunião foi uma visita de cortesia para aproximar a diretoria da entidade do poder público municipal, mas acabou sendo uma oportunidade para alinhamento de idéias e projetos que podem ser tocados a várias mãos.  “Todos aqui têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida do várzea-grandense. Nossa cidade necessita de união, de projetos conjuntos para ampliarmos a oferta de empregos formais, aumentarmos o investimento público e ter uma cidade realmente valorizada. Essa visita ao secretário Charles veio em um momento oportuno, quando estamos discutindo com vários órgãos os gargalos que a cidade tem e dessa forma contribuirmos para colheita de resultados positivos”.

O secretário anunciou que em breve estará finalizado o calendário de eventos da cidade, o que vai permitir um melhor planejamento ao setor comercial e de prestação de serviços. Charles pontuou que a cidade está prestes a dar um grande salto em desenvolvimento a partir da entrada em funcionamento do Parque Tecnológico de Várzea Grande, o único do Estado e um dos maiores do Brasil e com entrega prevista para este ano. “Estamos cumprindo etapas para elaboração do primeiro Inventário do Turismo. O primeiro passo foi dar início ao Mapa do Turismo de Várzea Grande que catalogou nossos principais atrativos, bem como seus gargalos. Tudo visando o fomento do trade turístico que começa com o receptivo no aeroporto até o check out no hotel. Estamos unindo forças para atrair mais desenvolvimento no setor do comércio, indústria e tecnológico no Município”, disse Caetano.

DADOS CONSOLIDADOS 

Ainda como forma de prestação de contas sobre a atuação da Pasta, com orgulho, o secretário elencou resultados concretos com relação à oferta de postos de trabalho, abertura de novas empresas e a formalização dos microempreededores, os MEIs.

“A busca ativa por vagas de trabalho e trabalhadores teve início aqui dentro do shopping com duas servidoras fazendo um trabalho de formiguinha, de loja em loja, buscando quem estava contratando pessoal para fazermos a intermediação das vagas. Daqui do shopping ampliamos a busca ativa por postos de trabalho. Fomos pela Avenida da FEB atrás de vagas. Deu tão certo que as empresas passaram nos buscar ofertando vagas e dessa união de esforços criamos nosso Balcão de Empregos, que é diariamente atualizado”.

Somente em 2022 a oferta de vagas formais aumentou 64% em Várzea Grande, passando de 2.248 postos para 3.695.

Já o ambiente seguro para investimentos, um reflexo dos investimentos públicos da gestão do prefeito Kalil Baracat, como assevera Charles, atraiu novos negócios para cidade. Conforme dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), a abertura de novas empresas passou de 5.488 para 5.707 na passagem de 2021 para 2022.

Pela Receita Federal, informa o secretário, o número de MEIs também cresceu de 19.216 para 21.947 novos microempresários em Várzea Grande, na mesma comparação anual.

“A secretaria foi criada justamente para instituir um ambiente saudável de negócios, atrair investimentos de todo porte e assim, estruturar o desenvolvimento econômico da cidade, gerar oportunidades e qualidade de vida melhor aos várzea-grandenses”, defendeu Caetano Rosa.