O candidato a prefeito Lúdio Cabral vai contar com a parceria das igrejas para zerar o déficit de 4.000 vagas em creches em Cuiabá. A estratégia, apresentada no programa eleitoral da coligação “Coragem e Força pra Mudar” que estreou nesta terça-feira (17), é considerada prioritária e será implementada ainda em 2025.
“Vamos mapear a cidade e identificar 200 salas de aula. E em cada sala vamos assegurar o acesso de 20 crianças para que as mães possam trabalhar em segurança, com tranquilidade, sabendo que seus filhos e suas filhas estão sendo bem cuidados”, explicou Lúdio.
Este trabalho vai beneficiar mães como Jane da Silva, que não tem com quem deixar os três filhos. “Se conseguisse escola e creche para a criançada, não ia ficar bom só pra mim não, ia ficar bom pra todo mundo que tem criança pequena e que precisa trabalhar”, avaliou a moradora do bairro Santa Laura.
A universalização do acesso à educação infantil está prevista no Plano de Governo Participativo do candidato, que, a partir da construção de novas unidades e da união com igrejas e instituições filantrópicas, garantirá o atendimento em tempo integral ou estendido nos bairros.
O potencial da proposta foi exemplificado por Lúdio em visita à Igreja Batista Nacional Ágape, no 1º de Março, que dispõe de salas utilizadas só nos domingos para estudo bíblico. “Contrata professores de desenvolvimento infantil para a criança já ser cuidada enquanto a gente corre atrás de recursos para construirmos mais creches”, disse.
No programa eleitoral, o candidato também falou sobre transporte coletivo. “Eu não sou dono de empresa de ônibus, não faço negócios com a Prefeitura. A nossa proposta de licitação do BRT, de tarifa a um real, já colocou a turma do lado de lá desesperada. Nós estamos preocupados e com o interesse do povo, daqueles que precisam”.
Lúdio Cabral é candidato a prefeito ao lado da candidata a vice-prefeita Rafaela Fávaro pela coligação “Coragem e Força pra Mudar”, formada pelos partidos PSD, Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV) e Federação PSOL REDE.