Paraná e Operário-PR empataram sem gols na manhã deste domingo, pela quinta rodada da Série B. O resultado na Vila Capanema devolveu a liderança isolada ao Tricolor em um jogo com poucas chances. O primeiro tempo foi de bastante aplicação tática e pouca criatividade dos dois times. As defesas e os meios de campo estavam firmes na destruição das jogadas, mas o jogo quase não passou disso: arma e desarma dos dois lados.
O segundo tempo foi parecido ao primeiro com poucas chances, apesar de dois lances que poderiam definir a partida. Schumacher pelo Operário-PR cabeceou dentro da área e sem marcação, mas mandou por cima. Andrey perdeu as melhores oportunidades paranistas. Os técnicos mudaram muito no segundo tempo, mas o placar seguiu da mesma forma até o apito final.
Com o resultado, o Paraná mantém a liderança isolada com 11 pontos e na frente do segundo colocado, o Cuiabá, que neste sábado venceu o Avaí fora de casa, tem 10 pontos e fecha o domingo na vice-liderança. O Operário-PR cai uma posição e fica na terceira colocação com nove pontos. Mais dois jogos encerram a quinta rodada: Confiança x Cruzeiro, neste domingo e Chapecoense x Guarani, na segunda-feira. Somente com uma goleada, sobre o Guarani (vitória com 3 gols ou mais), o time catarinense tira a vice-liderança do Dourado.
Primeiro tempo
O primeiro tempo foi bastante equilibrado em campo, com os times tentanto controlar o meio de campo e finalizando pouco. O Paraná passou a ter mais posse de bola e roubava a bola com mais frequência, mas não conseguia armar as jogadas de ataque. O Operário-PR tinha menor presença com a bola, mas foi mais perigoso, sobretudo quando Douglas Coutinho – muito bem marcado – conseguia dar continuidade nas jogadas. Seu chute cruzado na área após jogada de Marcelo foi o lance mais perigoso, que o goleiro Alisson defendeu. O relógio continuou a andar enquanto os dois times não encontravam o caminho para o gol até o fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
A partida foi reiniciada com as mesmas características. A criatividade dos jogadores não conseguia furar o esquema armado nos times, que mantinha uma disputa no meio de campo, mas poucas chances na frente. O Paraná um pouco mais organizado, e o Operário-PR mais perigoso. A primeira chance veio aos 13 minutos com Schumacher recebendo de frente para o gol, mas a cabeçada saiu por cima do gol. O técnico Gerson Gusmão apostou em uma grande reformulação e fez cinco mudanças, três delas de uma vez, mas com pouco impacto. O Tricolor passou a ter mais pressão, apertava no ataque, mas também não achou o caminho do gol
Próximos jogos
O Paraná dá um tempo na Série B e enfrenta o Botafogo na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil. O jogo válido ainda pela terceira fase foi adiado no início da pandemia de coronavírus. O primeiro jogo foi 1 a 0 para a equipe carioca. Agora, na Vila Capanema, às 19 horas, será o segundo jogo. O Operário-PR mantém toda a atenção na Série B e joga daqui uma semana, no próximo domingo, às 19 horas, contra o Brasil-PEL, no Germano Krüger. (Globo Esporte)
Confira resultados da 5ª rodada e classificação atualizada da Série B