A derrota do Paraná Clube por 3 a 1 para o União, neste sábado (26/2), decretou o rebaixamento da equipe – a terceira força do PR, com sete títulos estaduais e presença em Libertadores – para a Segundona do Paranaense. E contou com um episódio de violência. Aos 40 da etapa final, torcedores invadiram o gramado para agredir jogadores, que correram para os vestiários. A polícia agiu com balas de borracha. E o árbitro encerrou a partida antes do tempo regulamentar.
Este é o terceiro rebaixamento do Paraná desde janeiro de 2021, quando o clube caiu da Série B para a Série C do Campeonato Brasileiro. A segunda queda foi em setembro do ano passado, também no Brasileiro: da Série C para a Série D. O Paraná vem sofrendo um período de dificuldade desde 2018, quando disputou a Série A, mas não resistiu e caiu para Série B.
Nesta campanha do Estadual, o Paraná teve oito derrotas, uma vitória e um empate. No jogo contra o União, o gol do Paraná foi feito por Gabriel Correia. Pelo União, marcaram Sato, Wellison e Patrick Data.
O Paraná ainda tem mais um jogo pelo Estadual, no dia 6 de março, contra o Rio Branco, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.
A estreia na Série D do Brasileiro começa em 17 de abril. O Paraná está no grupo A7, com Cianorte, Nova Iguaçu-RJ, Oeste-SP, Pérolas Negras, Portuguesa-RJ, Santo André e São Bernardo-SP.