A missão do Cuiabá em busca de fugir do rebaixamento vai dificultando à medida que o fim do Campeonato Brasileiro se aproxima. As estatísticas não são favoráveis, tampouco o retrospecto histórico da competição.
Com 23 pontos após 27 jogos disputados e na penúltima colocação da tabela, o Dourado terá de repetir feito alcançado uma única vez para permanecer na elite do futebol nacional.
Desde 2006, início da era dos pontos corridos com 20 times, apenas o Fluminense, em 2009, escapou da queda à Série B num contexto semelhante – e até pior. O Tricolor Carioca tinha 21 pontos e era o lanterna naquele ano.
Nas 11 partidas finais, venceu sete (seis consecutivas), empatou quatro e atingiu a permanência na Série A. A façanha é conhecida até hoje como uma das arrancadas mais emblemáticas do futebol brasileiro.
Portanto, em todas outras edições do Brasileirão neste recorte os times com pontuação igual ou inferior à do Cuiabá nesta altura acabaram rebaixados à segunda divisão da temporada seguinte, conforme levantamento do Espião Estatístico.
Caso confirmado, será o primeiro descenso da história da equipe mato-grossense, que ascendeu desde a Série D e nunca caiu numa divisão nacional desde então.
Com um confronto adiado (contra o Vasco, fora de casa, a ser disputado no dia 23), o Dourado tem 11 jogos até o fim Campeonato Brasileiro para tentar a arrancada rumo à permanência. A distância de momento para o Vitória, primeiro time fora do Z-4, é de cinco pontos.
O próximo compromisso será diante do São Paulo, sábado, às 18h (de MT), na Arena Pantanal. O duelo é válido pela 29ª rodada do Brasileirão. (GE)