Grêmio terá de buscar um aproveitamento próximo dos líderes do Brasileirão para não ser rebaixado. Ainda mais depois de perder o Gre-Nal no sábado e, no domingo, ver o Bahia vencer o São Paulo. Agora, o principal adversário contra a queda é o Santos, mas a distância ao 16º colocado aumentou para nove pontos.

O clube trabalha com uma projeção de seis vitórias nos nove jogos restantes. Assim, somaria 18 pontos e chegaria aos 44, totalizando um aproveitamento de 60% no período. Porém, atualmente tem apenas 29,9%, na penúltima colocação, com 26 pontos.

O líder Atlético-MG tem hoje 65 pontos e 72,2% de aproveitamento. O vice Palmeiras acumula 55 e 61,1%. Já o Flamengo, em terceiro, soma 53 e 63,1%.

Ou seja, para evitar o terceiro rebaixamento da história, o Tricolor precisará de um rendimento igual ao dos melhores times ao longo de 30 jogos na competição. Antes do início da rodada, as probabilidades de queda ultrapassavam os 80%.

Ainda assim, o técnico Vagner Mancini não joga a toalha. Mesmo que o time tenha somente sete vitórias no campeonato, acredita que a atual situação pode ser revertida.

– Óbvio que são sete vitórias ao longo do campeonato, necessitamos de seis. É possível. Acreditamos porque estamos baseados no trabalho que vem sendo feito não só dentro de campo, mas na parte emocional e pela história do clube – afirmou, após a derrota no Gre-Nal de sábado.

A distância aumentou

A derrota no Gre-Nal impediu o Grêmio de diminuir ou manter a distância para sair do Z-4. O problema é que o Bahia, antes em 16º, venceu o São Paulo no domingo e subiu na tabela. A primeira equipe fora da zona da degola agora é o Santos, com 35 pontos, nove a mais que o time gaúcho.

Em termos matemáticos, o Grêmio precisaria de três rodadas “perfeitas” para buscar o Peixe na tabela e superá-lo no número de vitórias. O próximo desafio será contra o Fluminense, já na terça-feira, às 21h30, na Arena, pela 31ª rodada.

As rodadas restantes do Grêmio

  • 9/11 – 31ª rodada – Grêmio x Fluminense
  • 13/11 – 32ª rodada – América-MG x Grêmio
  • 16/11 – 33ª rodada – Grêmio x Bragantino
  • 20/11 – 34ª rodada – Chapecoense x Grêmio
  • 35ª rodada* – Grêmio x São Paulo
  • 36ª rodada* – Bahia x Grêmio
  • 37ª rodada* – Corinthians x Grêmio
  • 38ª rodada* – Grêmio x Atlético-MG
  • 2ª rodada* – Grêmio x Flamengo

(Globo Esporte)