Dentro de poucos anos, Cuiabá deve ser uma das maiores cidades do Brasil com maior procura de brasileiros e estrangeiros para negócios ou eventos. A projeção partiu do novo secretário de Turismo de Cuiabá, ex-vereador Jesus Lange Zito Adrien, ao revelar que está conversando bastante com o trade turístico de Mato Grosso, para que a vocação seja fortalecida.
Para quem acha complicado, o secretário avisa que busca formas de facilitar a produção de congressos, simpósios, conferências e shows, na cidade. Há poucos dias, Zito Adrien balançou os alicercer do setor, ao revelar que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) estuda levar a sede da Secertaria de Turismo para o Museu do Rio, no tradicional bairro do Porto – com a revitalização do Aquário Municipal.
“É determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que a secretaria tabalhe para potencializar a vocação turística da Capital. E nós vamos profissionalizar, criar espaços e fomentar o turismo de eventos”, argumentou o secretário de Turismo.
Zito Adrien está dialogando com líderes dos segmentos de hotelarias, bares, lanchonetes e similares. “Com turismo de eventos, Cuiabá vai deixar de ser uma ‘cidade de passagem’, como é vista, atualmente”, pontou ele, para a reportagem do portal de notícias Cuiabano News.
Arquiteto e urbanista, Zito Adrien trabalha desde o mês passado, com técnicos do Instittuo de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU). Ele está sendo municiado para conversar também com representantes do Ministéiro do Turismo, em Brasília, para investimentos diversificados, em Cuiabá. Principalmente para obras e serviços, em asfalto, revitalização do centro histórico e iluminação pública, entre outros.
A prefeitura já estuda projetos para capacitações em diferentes setores do mercado, como garçons, atendentes do disque-turismo e taxista, entre outros. “A ideia é que a cadeia de serviços esteja preparada para bem receber o turista”, explica.
“A disponibilidade de centros de eventos e convenções de vários portes e a grande oferta de hospedagem estão entre os indicativos, para que Cuiabá tenha posicionamento privilegiado, para receber eventos”, sintetizou Adrien.
Antes quase desconhecida, Cuiabá passou a “figurar no mapa” das entidades do setor, como Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso (SHRBS-MT), Associação Brasileira de Agências de Viagens em Mato Grosso (ABAV-MT), Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade do Estado de Mato Grosso (FETRATUH); Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp) e Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).