Não será em 2020 que Neymar deixará o PSG. Tampouco Mbappé deve sair do clube. Ao menos é o que garante o jornal francês “L’Equipe”. O diário estampa em sua capa da edição desta segunda-feira que a pausa no calendário por conta da pandemia do novo coronavírus deixa o cenário favorável para que o Paris consiga manter suas duas principais estrelas.

A informação vai na contramão do que foi publicado recentemente pelos dois maiores jornais esportivos da Catalunha, “Sport” e “Mundo Deportivo”. Ambos reafirmaram que Neymar ainda planeja voltar ao Barcelona ao término da atual temporada.

"L'Equipe" brinca: "embarques cancelados" — Foto: Reprodução/L'Equipe

“L’Equipe” brinca: “embarques cancelados” — Foto: Reprodução/L’Equipe

O “L’Equipe”, por sua vez, reitera que o PSG não pretende se desfazer dos dois jogadores. Especialmente porque espera tê-los focados nos meses de junho a agosto, quando os campeonatos podem voltar a ser disputados. A equipe estaria na reta decisiva das principais competições, especialmente a Liga dos Campeões, após a classificação para as quartas de final.

A Fifa antecipou que deve alterar as datas da janela de transferências. Inicialmente, o período para negociações internacionais no verão da França será entre 11 de junho e 2 de setembro, e na Espanha entre o início de julho e o início de setembro.

Neymar e Mbappé têm contrato com o PSG até junho de 2022 — Foto: Franck Fife/AFP

Neymar e Mbappé têm contrato com o PSG até junho de 2022 — Foto: Franck Fife/AFP

O jornal francês reitera que o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, nunca pretendeu negociar Mbappé, atacante desejado pelo Real Madrid. No caso de Neymar, as possibilidades também são remotas.

O “L’Equipe” cita que, ao cumprir seu terceiro ano de contrato, o atacante brasileiro pode rescindir seu vínculo com o Paris unilateralmente. Tal possibilidade existe devido a um mecanismo validado pela Fifa, e no caso de Neymar, o valor da multa baixaria para 180 milhões de euros (R$ 1 bilhão, na cotação atual), 42 milhões de euros a menos que o montante pago pelo clube francês para ter o jogador.

O preço, no entanto, é inviável ao Barcelona no momento. O jornal fracês lembra que o time catalão luta para reduzir suas despesas e fez um acordo com o elenco para reduzir os salários dos jogadores em 70% enquanto a Espanha continuar em estado de alarme.

Neymar e Mbappé têm contrato com o PSG até o final de junho de 2022. Na atual temporada, o brasileiro fez 22 jogos, marcou 18 gols e anotou nove assistências. O francês atuou 31 vezes, fez 26 gols e deu 11 passes para gol. (Globo Esporte)