Líder e classificado!

Único invicto do Campeonato Paulista, o Palmeiras venceu o clássico contra o São Paulo por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, no Morumbi, em jogo adiado da quarta rodada, garantiu classificação antecipada e disparou na liderança geral do torneio – importante para ter o mando de campo até uma eventual final. O gol marcado por Rony, no início do primeiro tempo, serviu também para encerrar jejuns do Verdão no Morumbi e ainda dar ao técnico Abel Ferreira sua primeira vitória sobre Rogério Ceni. O Tricolor, que vinha de vitória em outro clássico, contra o Corinthians, pressionou no segundo tempo, acertou bola na trave, mas saiu derrotado. O Verdão, por outro lado, vai embalado para encarar mais dois rivais: Santos e Corinthians. Assista aos melhores momentos:

Melhores momentos: São Paulo 0 x 1 Palmeiras, pelo Campeonato Paulista

Melhores momentos: São Paulo 0 x 1 Palmeiras, pelo Campeonato Paulista

Como fica?

A vitória leva o Palmeiras aos 23 pontos, agora classificado, líder garantido do Grupo C e também com vantagem na primeira posição geral do campeonato – a quatro pontos do Bragantino, segundo maior pontuador. O São Paulo permanece com 17 pontos, na liderança do Grupo B. CLIQUE AQUI e veja a tabela do Paulistão.

Gol de Rony deu vitória ao Palmeiras sobre o São Paulo

Gol de Rony deu vitória ao Palmeiras sobre o São Paulo (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Enfim, Abel!

Até esta quinta, Abel Ferreira e Rogério Ceni tinham se encontrado em quatro oportunidades – em três delas, o atual técnico do São Paulo comandava o Flamengo. Ceni sempre havia levado a melhor, com três vitórias e um empate (com vitória nos pênaltis, na Supercopa do Brasil). Desta vez deu Abel, mesmo com a pressão do Tricolor no fim.

Abel Ferreira e Rogério Ceni em São Paulo x Palmeiras

Abel Ferreira e Rogério Ceni em São Paulo x Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

Jejuns encerrados

O Palmeiras não vencia o São Paulo no Morumbi desde 2018 – depois foram cinco empates e uma derrota no estádio. Em jogos válidos pelo Paulistão, o jejum era muito maior: 25 anos, ou 15 jogos, com 11 vitórias tricolores e quatro empates. O último triunfo alviverde havia ocorrido em 1997.

Palmeiras voltou a vencer no Morumbi após longo jejum

Palmeiras voltou a vencer no Morumbi após longo jejum (Foto: Marcos Ribolli)

Primeiro tempo

O Palmeiras não repetiu o erro do rival Corinthians e começou o clássico no Morumbi muito ligado, sem deixar o São Paulo pressionar e ainda ocupando o campo do adversário. Com qualidade, o Verdão criou chances nos primeiros minutos e abriu o placar com Rony, que ganhou de Arboleda após cruzamento de Marcos Rocha e cabeceou no cantinho – a bola bateu na trave, nas costas de Tiago Volpi e entrou. Neste momento, o Palmeiras tinha quase 80% de posse de bola e mandava no jogo, mas o Tricolor, aos poucos, conseguiu equilibrar as ações e incomodar com tabelas e trocas de passes na frente da área. Chances claras, porém, foram poucas – a melhor em chute de Igor Gomes já nos acréscimos. Rony chegou a fazer outro gol, bem anulado por impedimento após passe de Dudu.