Doce rotina! O Palmeiras venceu o América-MG, na noite deta quinta-feira (21), no Independência, por 1 a 0, em jogo que encerrou a 18ª rodada do Brasileirão. O gol, uma pintura, foi marcado pelo meia Gustavo Scarpa no segundo tempo.

Com o resultado, o Verdão chegou  a 36 pontos e garantiu o título simbólico do primeiro turno, mesmo com um jogo a menos. O G4 tem ainda Corinthians (32), Atlético-MG (32) e Fluminense (31). Já o América-MG é o primeiro do Z4, com a metade: 18 pontoss, só à frente de Atlético-GO (17), Fortaleza (14) e Juventude (13).

O primeiro tempo foi equilibrado, com os dois times criando bastante, mas errando demais nas finalizações. O Palmeiras arriscou com chutes de fora da área, principalmente com Dudu e Raphael Veiga. O Verdão também buscou muito o centroavante Merentiel, que teve estreia apagada.

Aos 24, após cobrança de lateral, a bola sobrou para Wesley, que balançou as redes para o Verdão, mas o gol foi anulado por desvio de Gustavo Gómez. A melhor chance do América também veio de fora da área, com Danilo Avelar exigindo uma defesa cinematográfica de Weverton. Matheusinho e Pedrinho também levaram algum perigo.

O segundo tempo começou da mesma forma: aos 5, Zé Raphael bateu falta, e Cavichioli fez boa defesa. O Palmeiras continuou melhor e levou perigo com José López, outro atacante estreante. O América respondeu com Henrique Almeida, mas a pressão do time paulista falou mais alto, e o Verdão abriu o placar aos 20, em belo chute de fora da área de Gustavo Scarpa, cruzado. O Palmeiras ainda teve outras três grandes oportunidades. Em uma delas, Scarpa furou cara a cara com o goleiro. As outras foram com Zé Rafael e López, de letra.

Próximos compromissos

O Palmeiras encerra o primeiro turno diante do Internacional, no próximo domingo (24), às 16h, no Allianz. Já o América-MG visita o Atlético-GO, no mesmo dia, mas às 18h. No próximo meio de semana, o Coelho encara o São Paulo, mas pela Copa do Brasil, competição que o Verdão já foi eliminado.

AMÉRICA-MG × PALMEIRAS – 18ª Rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 21/7/2022
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: Não divulgado
AMÉRICA-MG: Cavichioli; Patric, Maidana, Conti, Eder e Danilo Avelar (Cáceres – Intervalo); Juninho, Matheusinho (Gustavo, aos 37′ 2ºT) e Pedrinho (Felipe Azevedo, aos 25′ 2ºT); Everaldo (Ramírez, aos  25′ 2ºT) e Henrique Almeida (Carlos Alberto, aos 30′ 2ºT) .  Técnico: Vagner Mancini
PALMEIRAS:  Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Danilo (Gabriel Menino, aos  41′ 2ºT) , Zé Raphael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa, aos 10′ 2ºT) ; Dudu (Mayke, aos 32′ 2ºT), Wesley (Breno Lopes, aos 32′ 2ºT)  e Merentiel (José Lopez, aos 10′ 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
Gol: Gustavo Scarpa, aos 20′ 2ºT (0-1)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC-FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC-FIFA) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Patric, Iago Maidana, Cáceres e Matheusinho (AME); Danilo e Wesley (PAL)  (Jogada 10)