Com gols de Raphael Veiga e Dudu, o Palmeiras venceu o Al Ahly por 2 a 0, na tarde desta terça-feira e garantiu sua presença na grande final do Mundial de Clubes 2022. Melhor no jogo, onde teve controle, o Verdão, empurrado por mais de 3 mil torcedores, abriu o placar com Veiga aos 39 minutos do primeiro tempo. Ele recebeu assistência de Dudu e finalizou com o pé direito do meio da área, no cantinho. O Al Ahly voltou melhor no segundo tempo, mas o Palmeiras foi oportunista em outra jogada de contra-ataque. Dudu chutou forte no ângulo e ampliou, fechando o placar.

O time egípcio chegou a balançar a rede aos 26 minutos, após uma falha do goleiro weverton, mas Mohamed Sherif estava em posição irregular. A arbitragem validou o gol, no entanto, a nova tecnologia do impedimento anulou. A missão do Palmeiras ficou mais fácil aos 36 minutos quando Ayman Ashraf recebeu cartão vermelho e deixou o time do Al Ahly com um homem a menos.
O adversário do Palmeiras será o vencedor de Chelsea-ING x Al Hilal-ARA, que se enfrentam nesta quarta-feira (9), às 13h30 (de Brasília), no Estádio Mohammed bin Zayed, em Abu Dabi, que também será o placo da final, que acontecerá as 10 horas (de Brasília), do próximo sábado (11). O time brasileiro tentará o título pela primeira vez em sua história e busca a realização de seu maior sonho.
Raphael Veiga logo após abrir o placar para o Palmeiras – Fabio Menotti/SE Palmeiras
Como curiosidade, o acanhado Al Nahyan (12 mil lugares e com apenas 9 mil liberados para a torcida) foi dominado por cerca de três  mil palmeirenses, em muito maior número do que os fãs do Ahly. Os torcedores do bicampeão da Libertadores não pararam de cantar. Assim, os jogadores do Verdão, se sentindo em casa, jogaram com tranquilidade, dominando totalmente e merecendo a vitória, que poderia ter sido  por placar mais dilatado.

Primeiro tempo

Na defesa, o Palmeiras adiantou a marcação, dificultando o toque de bola dos egípcios. Por sua vez, o Al Ahly também estava bem postado na defesa, conseguindo anular a criação de Zé Rafael e de Raphael Veiga. Porém, a partir dos 25 minutos, o Ahly se fechou demais, deixando o Palmeiras gostar do jogo.

E com o apoio da torcida, o time brasileiro se impôs e chegou ao gol aos 38. Dudu recebeu desmarcado na intermediária de ataque e, num toque só, lançou Raphael Veiga na área. O toque foi perfeito na saída de Lofti. O Verdão merecidamente chegava ao 1 a 0.

Segundo Tempo

O Palmeiras  ampliou logo aos dois minutos numa  jogada do trio ofensivo. No meio, Rony tocou para Veiga, que deu de calcanhar para Dudu disparar rumo à área e mandar a bomba cruzada. Golaço.

Somente depois disso (e com três alterações que deixaram o time mais ofensivo) é que o Ahly passou a buscar o ataque. E aí apareceu bem Weverton (com duas grandes defesas) e Luan (bloqueando o que seria um gol certo dos rivais). Já o Palmeiras buscava contra-ataques na velocidade de Rony. O Ahly chegou a fazer um gol que foi anulado pelo VAR (impedimento de Sheriff), ficou com um a menos Ashraf foi expulso e manou uma na trave de Weverton. Mas nada de gol.  Fim de jogo e vaga na final garantida.

Torcida do Palmeiras deu um show à parte no jogo da semifinal do Mundial de Clubes

PALMEIRAS 2 x 0 AL AHLY (EGI)

Semifinal do Mundial de Clubes da Fifa
Data: 8/2/2022
Local: Al Nahyan Stadium, Abu Dhabi
PALMEIRAS: Weverton, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Marcos Rocha, Danilo, Zé Rafael (Atuesta, aos 39′ do 2ºT) e Gustavo Scarpa (Deyverson, aos 43′ do 2ºT) ; Dudu (Wesley, aos 32′ do 2ºT) Raphael Veiga (Jaison, aos 32′ do 2ºT)  e Rony (Breno Lopes, aos 43′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
AL AHLY: Ali Lotfi, Rabia (Fathia, aos 7′ do 2ºT), Yasser Ibrahim e Ayman Ashraf; Hany, Dieng, El Soulia (Abdelkader, aos 7′ do 2ºT), Afshan, El Shahat  (Sheriff, aos 7′ do 2ºT) e Maâloul; Taher Mohamed (Soliman, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Pitso Mosimane.
Gols: Raphael Veiga, aos 38′ do 1ºT (1-0); Rony, aos 2′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Clément Turpin (França)
Auxiliares: Nicolas Danos e Cyril Gringore (ambos da França)
VAR: Anton Shchetinn (Austrália)
Cartão Amarelo: Afsha (AHL)
Cartão Vermelho: Ayman Ashraf (AHL) (Com informações do Jogada 10)