O Palmeiras deu um primeiro passo importante rumo às quartas de final da Copa Libertadores. Jogando fora de casa, em Santiago, o Verdão venceu por 1 a 0 um duro jogo contra a Universidad Católica, pela ida das oitavas, e fica em vantagem para o confronto de volta, a ser realizado em São Paulo. O único gol da partida foi marcado no primeiro tempo, por Raphael Veiga, de pênalti, e o Verdão soube se defender em vários momentos para evitar o empate – o goleiro Weverton foi eleito o melhor em campo.
Como fica?
Palmeiras e Católica voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Allianz Parque. Qualquer empate dá a vaga ao Verdão, enquanto derrota por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Vitória dos chilenos por dois ou mais gols (ou por um gol de diferença, mas acima de 2 a 1) classifica o rival alviverde.
Pênalti é com ele
Raphael Veiga segue impecável desde que voltou ao Verdão: 12 gols em 12 pênaltis cobrados. Decidiu o jogo com a batida certeira que foi marcada só após consulta do árbitro ao VAR. Depois da ida ao vídeo, o árbitro uruguaio Andrés Matonte definiu que a bola na mão de Lanaro após chute de Deyverson foi passível de pênalti.
Primeiro tempo
Em um jogo com muitas disputas e pouca criatividade, o Palmeiras conseguiu construir uma vantagem importante principalmente pela pouca participação ofensiva do time de Abel Ferreira. Mais posicionado na defesa, o Verdão viu Weverton ter trabalho e o adversário acertar a trave em cobrança de falta. O gol palmeirense foi marcado por Raphael Veiga em cobrança de pênalti, lance que foi confirmado pela arbitragem com o auxílio do VAR. No fim, Gutiérrez quase empatou em cobrança de falta no travessão – na sequência, Valencia completou de cabeça, e Zé Rafael salvou em cima da linha.
Segundo tempo
Mais fechado, o Verdão se armou para contra-ataques, mas poucas vezes conseguiu puxá-los. Uma das melhores chances foi em chute rasteiro de Gustavo Scarpa após passe de Breno Lopes, que passou raspando a trave. A Católica lançou jogadores experientes, como o volante Francisco Silva e o atacante Puch, ambos com passagem pela seleção chilena, mas parou na boa marcação alviverde. Abel, por outro lado, colocou Dudu e Wesley para aumentar a velocidade, o que também não aconteceu. O 1 a 0, no fim, foi um ótimo resultado para o Palmeiras como visitante.
Deu o sangue!
No primeiro tempo, Zé Rafael assustou a torcida palmeirense com um sangramento no rosto após choque com Leiva. No fim, o jogador ficou bem e seguiu na partida.
Próximos jogos
Antes de rever a Universidad Católica, o Palmeiras tem compromisso contra o Atlético-GO no próximo domingo, às 16h, no Antônio Accioly, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Verdão é o líder da competição nacional. (Globo Esporte)