O sorriso de Abel Ferreira na beira de campo disse tudo: as escolhas do treinador deram resultado. Com Estêvão, de 16 anos, como titular, o Palmeiras arrancou a virada por 3 a 1 sobre o Liverpool, do Uruguai, e conquistou a primeira vitória do time na Libertadores de 2024. Saiu atrás com gol do zagueiro Rosso, mas mudou a própria história marcando com Aníbal Moreno, Flaco López e Estêvão no Allianz Parque.
Brilho de Estêvão!
Uma noite para jamais esquecer. Titular pela primeira vez no profissional do Verdão, o atacante de 16 anos insistiu e deixou o gol dele no Allianz Parque. Tornou-se assim o segundo atleta mais jovem do Palmeiras a marcar na Libertadores.
Primeiro tempo
Palmeiras e Liverpool-URU fizeram um primeiro tempo marcado por contra-ataques e pela demora para checagem do VAR. Os visitantes que abriram o placar, aos dois minutos, com o lateral-direito Rosso, eo lance chegou a ser anulado por impedimento, mas foi marcado após uma demorada checagem do VAR. O Verdão teve dificuldades para se reorganizar, mas conseguiu o empate aos 49, com Aníbal Moreno. Flaco ainda quase deu a virada, aos 53, mas Ignacio salvou na linha. Primeira etapa encerrada em 1 a 1.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Abel mexeu no Palmeiras: sacou o garoto Luís Guilherme, que vinha atuando aberto pela esquerda, e ingressou Rony. A alteração surtiu efeito, e os palestrinos aumentaram sua presença no ataque até encontrarem a virada no Allianz Parque.
Aos 13 minutos, Raphael Veiga avançou pelo meio e deu lançamento espetacular para Flaco López. O argentino resvalou na bola e “matou” o goleiro Lentinelly. A virada animou ainda mais o Alviverde, que passou a jogar com muito mais tranquilidade e ampliou de forma até natural.
Em mais uma assistência de Veiga, desta vez aos 22, o menino Estêvão aproveitou excelente cruzamento e testou firme para balançar as redes.
Foi o 1º gol da joia de apenas 16 anos pela equipe profissional do Verdão – ele foi promovido no final do ano passado e fez sua estreia na última rodada do Campeonato Brasileiro.
Depois disso, Gustavo Gómez chegou até a balançar as redes, mas o tento foi anulado após checagem de impedimento no VAR. Nos minutos finais, Abel ainda colocou Endrick em campo para tentar transformar a vitória em goleada, mas o placar acabou mesmo em 3 a 1.
Como fica
O Palmeiras soma quatro pontos, igualando o Independiente del Valle, mas assume a liderança do Grupo F por conta da vantagem no número de gols marcados. Liverpool-URU e San Lorenzo estão ambos com um ponto e assim fora da zona de classificação ao mata-mata no momento.
Próximos jogos
O Palmeiras entra em campo novamente no domingo, quando visita o Vitória pela estreia do Brasileiro 2024. Na Libertadores, o próximo jogo será contra o Independiente del Valle, no dia 16 de maio, em Quito, no Equador. Veja a agenda do Verdão. (ge)