Com atuações destacadas de Scarpa, Dudu e, principalmente Danilo, o Palmeiras derrotou o Corinthians, nesta quinta-feira (17) pelo Paulistão, no Allianz Parque: 2 a 1. Os gols do Palmeiras foram de Raphael Veiga e de Danilo. Róger Guedes fez para o Timão. O Verdão mais uma vez fez um jogo muito inteligente, deixando a bola com o rival, mas fechando espaços, não deixando o time chutar e anulando os principais criadores, Willian e Renato Augusto.
A vitória confirma o Palmeiras como o melhor time da fase de classificação e com vantagem de jogar em casa nas fases finais. O time lidera o Grupo C, com 29 pontos e campanha incrível: 9 vitórias e 2 empates, 16 gols a favor e 2 contra. Já o Corinthians, o único que poderia passar o Palmeiras na classificação geral, parou nos 20 pontos, mas tem o primeiro lugar do Grupo A assegurado.
Primeiro tempo
Só deu Verdão. Com uma estratégia de jogar na intermediária do Corinthians, o Palmeiras não teve o domínio da bola (42%), mas foi muito eficaz e veloz nas suas jogadas ofensivas, principalmente pela direita, com Dudu e Rony jogando em cima do irregular Piton. Teve as cinco melhores oportunidades: duas com Rony, uma com Danilo e um chute de Piquerez. A quinta foi no gol, quando Raphael Veiga cobrou pênalti sofrido por Danilo, aso 28 minutos.
E Danilo foi um caso à parte. Embora tenha aparecido com qualidade no ataque, seu grande papel foi anular Renato Augusto, que só conseguiu espaço para fazer uma jogada: passe para Fágner perder a única chance do Timão no primeiro tempo.
Segundo tempo
A etapa final foi bem interessante, pois o Corinthians voltou com algumas alterações de posicionamento e o Palmeiras freou o ímpeto incessante do primeiro tempo. O Timão começou a buscar jogadas pela direita com Róger Guedes e, aos 10, ele sofreu pênalti de Murilo. Ele mesmo cobrou e empatou o jogo. Isso voltou a acordar o Palmeiras, que, quando foi ao ataque, voltou a ficar à frente do placar. Após escanteio da direita, Rony cabeceou, Cassio deu rebote e Danilo, iluminado, mandou para a rede.
Os times seguiram fazendo boas jogadas, rondando as áreas, mas o placar não foi alterado. A melhor chance foi um lance confuso. Uma bola dividida saiu pela lateral, o juiz mandou seguir e Róger Guedes cruzou para Giuliano cabecear para fora. O lance foi muito discutido. Porém, se a bola entrasse, o juiz voltaria atrás e cancelaria.
PALMEIRAS 2 X 1 CORINTHIANS
6ª RODADA DO CAMPEONATO PAULISTA
Data: 17/3/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: 39.511
Renda: R$ 2.050.459,46
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Danilo e Gustavo Scarpa (Breno Lopes, aos 35′ do 2ºT); Dudu (Verón, aos 35′ do 2ºT), Raphael Veiga (Jailson, aos 41′ do 2ºT) e Rony (Wesley, aos 41′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
CORINTHIANS: Cássio, Fagner (Breno Lopes, aos 35′ do 2ºT), João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz (Giuliano, aos 32′ do 2ºT), Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gustavo Mosquito (Adson, aos 31′ do 2ºT) e Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira
Gols: Raphael Veiga, de pênalti, aos 28′ do 1ºT (1-0); Róger Guedes, aos 15′ do 2ºT (1-1); Danilo, aos 23′ do 2ºT (2-1)
Árbitro: Matheus Pinto Candançan
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Luiz Alberto Andrini Nogueira
VAR: Salim Fende Chavez
Cartões amarelos: Zé Rafael (PAL); Lucas Piton, Gil, Fagner, Willian (COR)
Com informações do Jogada 10