O Palmeiras passou muito longe de repetir o brilho de algumas das últimas atuações nesta quarta-feira (31), contra o Fortaleza, perdendo por 1 a 0, na capital cearense. Entretanto, o Verdão conseguiu garantir sua classificação paras as quartas de final da Copa do Brasil, graças à ampla vitória em São Paulo, por 3 a 0. O Verdão não jogou bem, mas susteve bem a pressão tricolor, sobretudo no segundo tempo. Agora, o time de Abel Ferreira (que foi expulso) aguarda o sorteio para conhecer seu futuro adversário.
Primeiro tempo
O Fortaleza, precisando do resultado, foi superior ao Palmeiras no primeiro tempo. Já no primeiros minutos, criou várias oportunidades de gol. Primeiramente, com Brítez, de cabeça, raspando a trave palmeirense. Em seguida, Lucero bateu de longe e Weverton fez ótima invervenção, mas o Palmeiras foi controlando mais o ritmo e entrando no jogo. Ainda assim, os donos da casa ameaçavam, como em chegadas de Zé Welison e Thiago Galhardo, esta última parando nas mãos do goleiro do Verdão. Embora a pressão do Leão fosse grande, os paulistas seguraram o placar até o intervalo.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, o panorama se alterou pouco. Afinal, o Palmeiras seguia atrás e procurando sair em contragolpes, protegendo sua vantagem. Isto fez o Fortaleza continuar no ataque e ser mais perigoso, com Thiago Galhardo e Pochettino quase marcando, em duas chegadas diferentes. Sem nenhum chute a gol, os palmeirenses tentavam gastar o tempo, mas até balançaram a rede: Raphael Veiga lançou Rafael Navarro, que tocou na saída do goleiro, só que o juiz já marcava impedimento. Gol para valer, saiu do outro lado: Pochettino chutou na trave e Lucero pegou o rebote para fazer 1 a 0 para o Fortaleza. Abel Ferreira reclamou de impedimento e acabou expulso. No fim, os donos da casa tentaram o milagre da reação, mas a vaga era mesmo do Palmeiras.
FORTALEZA 1×0 PALMEIRAS – Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 31/05/2023, às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
FORTALEZA: João Ricardo; Dudu (Romero, 24’/2ºT), Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Hércules, 12’/2ºT), Pochettino e Thiago Galhardo (Zanocelo, 24’/2ºT); Yago Pikachu (Calebe, intervalo), Lucero e Guilherme (Romarinho, 24’/2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Gabriel Menino, 16’/2ºT), Richard Ríos e Raphael Veiga (Naves, 39’/2ºT); Dudu (Breno Lopes, intervalo), Rony (Rafael Navarro, intervalo, depois López, 30’/2ºT) e Bruno Tabata. Técnico: Abel Ferreira.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (Fifa-DF)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Thiago Galhardo (FOR); Rony, Piquerez, Weverton, Rafael Navarro (PAL)
Gol: Lucero, 27’/2ºT (1-0) (Jogada 10)