A contagem regressiva do Palmeiras pelo título brasileiro diminuiu mais um pouco nesta quinta-feira, quando o Verdão goleou o Coritiba por 4 a 0, no Allianz Parque, e abriu 12 pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro – maior diferença para o segundo colocado na atual edição. Em noite de festa, o líder só não teve o técnico Abel Ferreira, suspenso, que não pôde ver da beira do campo os gols de Mayke, Rony, Gustavo Gómez e Breno Lopes. Não pôde também participar da estreia do garoto Endrick, de 16 anos, principal promessa da base do Palmeiras e que jogou pouco mais de 20 minutos. A confirmação do título é questão de tempo para o Verdão, enquanto o Coxa continua à beira do Z-4.

Um dia histórico!

Este 6 de outubro de 2022 marcou o dia da estreia do garoto Endrick nos profissionais do Palmeiras. Aos 22 minutos, o menino de 16 anos substituiu Rony, foi muito aplaudido e gerou reações nas arquibancadas do Allianz Parque. Ainda tímido, claro, ele cometeu uma falta em seu primeiro lance e se soltou aos poucos – teve até duas chances claras de gol, em chutes defendidos por Gabriel. A tendência, claro, é de que ele seja mais utilizado a partir de agora.

Endrick estreia pelo Palmeiras contra o Coritiba

Endrick estreia pelo Palmeiras contra o Coritiba (Foto: Marcos Ribolli)

Como fica?

A vitória leva o Palmeiras aos 66 pontos, com 12 de vantagem sobre o Inter, segundo colocado, a oito rodadas do fim do campeonato. Já o Coritiba permanece com 31, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento – o Coxa, porém, tem um jogo a menos, a ser realizado contra o São Paulo. (GE)

Primeiro tempo

O Palmeiras não teve dificuldades para construir um placar tranquilo. Afinal, Mayke e Scarpa estavam inspirados e fizeram boas jogadas pela direita. Em duas delas, bola na rede. Primeiro, o ala se antecipou à marcação após escanteio de Scarpa e desviou para abrir o placar, aos 14 minutos. Depois, Mayke avançou pela direita e tocou para o camisa 14 servir Rony na passagem dentro da área. O atacante tocou de primeira e encobriu o goleiro. O Verdão ainda teve mais duas chances de aumentar, mas Gabriel fez boas defesas. O Coxa chegou no fim em arremate de Warley.

Segundo tempo

O domínio alviverde continuou. Aos quatro minutos, Dudu cobrou escanteio curto e descolou cruzamento para Gustavo Gómez, livre de marcação, anotar o terceiro do Verdão. Após checagem do VAR e linhas traçadas, o gol foi confirmado. Em sua última participação em campo, Rony quase anotou mais um. Breno Lopes, que havia entrado na etapa final, confirmou a goleada. Estava fácil demais para o Verdão. Aos 31, Tabata dominou lançamento e tocou para passagem do atacante, que chutou firme para dar números finais ao jogo: 4 a 0.

Estreia de Endrick

O placar estava 2 a 0 para o Palmeiras quando a torcida pediu a entrada de Endrick e foi atendida. Assim, o garoto de 16 anos fez sua estreia no profissional. Aos 29, ele recebeu passe de Bruno Tabata, ficou de frente com o goleiro, mas perdeu o gol. Gabriel fez a defesa em dois tempos após arremate sem força do atacante. Aos 41, Endrick foi lançado em velocidade, mas o goleiro se antecipou e fez o corte. Ainda deu tempo para Endrick, aos 48, receber em velocidade, costurar a defesa rival e tentar o arremate na saída do goleiro, que conseguiu tocar para escanteio.

PALMEIRAS 4×0 CORITIBA

30ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 06/10/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: 39.877 pagantes
Renda: R$ 2.404.137,18
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Atuesta (Gabriel Menino, aos 13′ do 2ºT), Gustavo Scarpa (Bruno Tabata, aos 23′ do 2ºT) e Mayke (Breno Lopes, aos 23′ do 2ºT); Dudu (Merentiel, aos 33′ do 2ºT) e Rony (Endrick, aos 22′ do 2ºT). Técnico: João Martins (auxiliar)
CORITIBA: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Egídio, aos 19′ do 2ºT); Bruno Gomes, Jesús Trindade e Boschilia (Thonny Anderson, aos 26′ do 2ºT); Warley (José Hugo, aos 31′ do 2ºT), Fabrício Daniel (Léo Gamalho, intervalo) e Alef Manga (Biel, intervalo). Técnico: Guto Ferreira
Gols: Mayke, aos 14′ do 1ºT (1-0); Rony, aos 33′ do 1ºT (2-0); Gustavo Gómez, aos 5′ do 2ºT (3-0); Breno Lopes, aos 31′ do 2ºT (4-0).
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa-SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa-SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Daniel Nobre Bins (Fifa-RS)
Cartões amarelos: Atuesta (PAL); Boschillia e Thonny Anderson (CTB) (Jogada 10)