Palmeiras e São Paulo empataram por 0 a 0 na noite desta quinta-feira (20), em jogo válido pela partida de ida da final do Campeonato Paulista 2021, no Allianz Parque. Com o resultado, uma vitória simples para qualquer um dos lados garantirá o título no jogo de volta.

Uma igualdade na soma dos placares leva a decisão para os pênaltis. O Tricolor tenta levantar a taça pela primeira vez desde 2005. O Verdão busca o troféu pelo segundo ano consecutivo. O jogo de volta será disputado no domingo (23), às 16h (de Brasília), no Morumbi, com mando de campo do São Paulo.

Na maior parte do jogo, o Palmeiras apostou em se postar defensivamente com as linhas recuadas para buscar encaixar um de seus letais contra-ataques. Mas o São Paulo, ciente dessa arma, deixou o Palmeiras ter a bola, forçando trocas de passes, em um tipo de jogo que não favorece as características das principais peças ofensivas alviverdes, como Rony e Raphael Veiga. Quando arriscou subir as linhas e pressionar a saída do São Paulo, conseguiu forçar erros de Benítez e Miranda, que resultaram em bons arremates de Luiz Adriano e Raphael Veiga. Muito pouco para uma final de campeonato em casa.

O São Paulo teve dificuldades para impor a sua forma de jogar diante do Palmeiras. Bem marcado pelo time comandado por Abel Ferreira, o Tricolor tentou dominar o meio de campo com Benítez, Luan, Liziero e Gabriel Sara. O quarteto, no entanto, sofreu para se desvencilhar da defesa adversária e pouco criou oportunidades. Pablo, preso na defesa, nem sequer tocou na bola durante a primeira etapa. Os comandados de Crespo sofreram com a pressão adversária e cometeram muitas faltas.

O jogo

Rony recebeu amarelo por reclamação aos 28 minutos do primeiro tempo. O atacante queixou-se de falta marcada pela arbitragem em Daniel Alves e foi punido com cartão. O São Paulo perdeu Daniel Alves aos 32 minutos de partida. O camisa 10 queixou-se de dor após dividida e foi substituído por Igor Vinícius. Miranda foi punido com cartão amarelo aos 35 minutos do segundo tempo por falta em Felipe Melo.

Esta é apenas a segunda final do Paulistão entre as duas equipes, que se enfrentaram em 1992 na outra oportunidade. Na ocasião, o São Paulo levou a melhor sobre o Palmeiras com duas vitórias, por 4 x 2 e 2 x 1. O São Paulo tem retrospecto favorável diante do Palmeiras em jogos de mata-mata. São 13 vitórias em eliminatórias para o Tricolor contra três do Verdão. (UOL Esporte)