É incomum na era Abel Ferreira, mas o Palmeiras não sabe o que é vencer no Campeonato Brasileiro há três jogos. Com o empate em 0 a 0 com o Fortaleza, no último domingo (10), no Castelão, pela 16ª rodada do torneio de pontos corridos, o Verdão liga o sinal de alerta.
Com 30 pontos, o Palmeiras tem um ponto de vantagem para o Corinthians, vice-líder da competição. Há três rodadas, o Verdão chegou a abrir seis pontos para o rival. Desde então, foram dois empates e uma derrota e a aproximação dos adversários na classificação.
O que vai deixando a moral do Verdão elevada é o desempenho na Libertadores: durante essa sequência sem vitórias no Brasileirão, o Palmeiras bateu o Cerro Porteño duas vezes (3 a 0 e 5 a 0) e se classificou para as quartas de final da competição continental. Entretanto, a queda de rendimento no torneio nacional é vista como um desvio de rota para a comissão técnica.
Quando conseguiu abrir uma boa gordura no topo da tabela, a meta de Abel Ferreira era manter a vantagem para disputar as competições de mata-mata com tranquilidade. Agora, o Palmeiras tem um duelo contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, na próxima quinta-feira (14), precisando inverter a derrota de 1 a 0. O prélio será em casa, no Allianz Parque. Mas o Verdão tem de se preocupar, também, com outras equipes se aproximando da liderança do Brasileirão.
Os últimos cinco jogos do Palmeiras:
Avaí 2 x 2 Palmeiras – 26/6 – 14 ª rodada do Brasileirão
Cerro Porteño 0 x 3 Palmeiras – 29/9 – Ida das oitavas da Libertadores
Palmeiras 0 x 2 Athletico-PR – 02/7 – 15 ª rodada do Brasileirão
Palmeiras 5 x 0 Cerro Porteño – 06/7 – Volta das oitavas da Libertadores
Fortaleza 0 x 0 Palmeiras – 10/7 – 16 ª rodada do Brasileirão (Jogada 10)