Foi uma noite de celebração no Allianz Parque. Com o título brasileiro garantido horas antes, após o tropeço do Internacional contra o América-MG, o Palmeiras entrou em campo na noite desta quarta-feira apenas para comemorar com sua torcida, mas fez muito mais: goleou o Fortaleza por 4 a 0, no Allianz Parque, dando mais uma mostra do porquê o time de Abel Ferreira nunca correu qualquer risco de deixar este Brasileirão escapar.

Jogando leve, solto e quase no automático, o Verdão construiu a vitória com naturalidade e viu seus dois principais atacantes brilharem, com dois gols de Rony e um de Dudu, por cobertura. Foi noite também de celebrar o garoto Endrick, de 16 anos, principal joia do clube, titular pela primeira vez e autor do gol que fechou a vitória histórica desta quarta. Coadjuvante na festa, o Fortaleza perdeu a chance de colar no grupo da Libertadores.

O jogo

O Palmeiras fez um primeiro tempo digno de campeão contra o Fortaleza. A equipe de Abel Ferreira controlou a posse e criou oportunidades do começo ao fim. Aos 14 minutos, após um bolão de Gustavo Scarpa, Rony saiu cara a cara com Fernando Miguel e tocou na saída do goleiro para abrir o placar. Aos 31, depois de outras chances criadas pelo Verdão, Dudu recebeu o lançamento de Marcos Rocha no ataque e encobriu Fernando Miguel da beirada da área.

Foram sete finalizações do Palmeiras, contra uma do Fortaleza na primeira etapa. Endrick, joia do campeão brasileiro, teve um começo de jogo intenso, mas foi caindo no decorrer dele. No segundo tempo, porém, o Verdão cresceu, chegou ao terceiro gol com Rony e, jogando fácil e sem reação do Leão, deu o quarto gol para Endrick, completando a festa alviverde.

Grana na conta!

O título brasileiro vai garantir ao Palmeiras cerca de R$ 45 milhões em premiação da CBF – um acréscimo de R$ 5 milhões em relação ao dinheiro que o Atlético-MG, campeão do ano passado, faturou. Além disso, há a previsão de um valor extra por parte da Crefisa, principal patrocinadora do clube.

Situação no campeonato

Por conta da derrota do Internacional mais cedo, o Palmeiras já garantiu a taça sem nem mesmo entrar em campo. E com os 3 pontos desta noite, chegou aos 77 e já não pode mais ser alcançado na liderança da competição.

Já o Fortaleza segue nos 48 pontos na décima colocação, ainda sonhando com uma vaga na pré-Libertadores.

Cuiabá (F) – 6/11 – Brasileirão
América-MG (C) – 9/11 – Brasileirão
Internacional (F) – 13/11 – Brasileirão

Próximos jogos do Fortaleza

Atlético-GO (C) – 6/11 – Brasileirão
Red Bull (F) – 9/11 – Brasileirão
Santos (F) – 13/11 – Brasileirão

Endrick, a joia

Um dos personagens marcantes da conquista palmeirense sequer havia atuado pelo time profissional até o início do ano: Endrick.

Até o começo de 2022, a promessa de até então 15 anos tinha conquistado o título da Copa São Paulo de Futebol de Juniores e era apontado como um possível “reforço” ao time principal, que iria disputar o Mundial de Clubes da Fifa no mês seguinte.

“Ele precisa comprar uma passagem para a Disneylândia e ir com a família”, disse Abel Ferreira, descartando qualquer possibilidade de colocar nas costas do menino uma grande expectativa na disputa por um título inédito na história do clube. Endrick então, foi de fato à Disney passear com a família, seguindo o conselho do português.

Até aquele momento, a joia era tida como uma promessa para o futuro e deveria passar por um longo período de transição nas categorias de base do Palmeiras. O “bom problema” é que o “cometa Endrick” seguiu aumentando seus feitos nos meses seguintes.

O garoto, que completou 16 anos em julho e assinou seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras, conduziu o time sub-17 ao título da Copa do Brasil da categoria, além da conquista do Campeonato Brasileiro sub-20, este em cima do Corinthians, na Neo Química Arena, marcando o único gol da decisão.

Depois de todos estes feitos, não houve como segurar mais. No dia 6 de outubro, o garoto foi a campo durante a goleada por 4 a 0 em cima do Coritiba. A partir daí, o atleta foi utilizado por Abel Ferreira em todas as partidas seguintes, participando inclusive com uma assistência na vitória por 3 a 0 diante do Avaí, no dia 22 de outubro.

A cereja do bolo veio mesmo na última semana, diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada. Endrick foi a campo no segundo tempo e marcou dois gols na vitória de virada em cima do Furacão. O resultado deixou a equipe com uma mão na taça.

Depois de todo o esforço, o Palmeiras conseguiu garantir o troféu da maneira mais simples possível: sem sequer precisar entrar em campo. O tropeço do Inter em Minas Gerais foi o bastante para o Alviverde levar o 11° título do Campeonato Brasileiro.

Até o momento, restando ainda quatro partidas do Palmeiras na temporada 2022, Endrick realizou 30 partidas entre time sub-17, sub-20 e profissional, e anotou nada menos do que 22 gols. Ao todo, são 24 vitórias, dois empates e quatro derrotas. (ESPN)