O Palmeiras se impôs na altitude de La Paz, na Bolívia, na noite desta quarta-feira, e venceu o Bolívar por 2 a 1, no estádio Hernando Siles, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores da América. O Verdão tem 100% de aproveitamento na competição. Os gols da equipe de Vanderlei Luxemburgo foram marcados por Willian, de pênalti, no primeiro tempo, e Gabriel Menino, em lindo chute de fora da área, no segundo tempo. Riquelme diminuiu para o time boliviano.
Como fica?
Com a vitória desta noite, o Palmeiras foi a nove pontos na liderança do Grupo B. O Bolívar é o terceiro, com três. Guaraní, segundo, com três, e Tigre, lanterna, com zero, e que se enfrentam nesta quinta-feira, completam a chave. Veja a tabela aqui.
Primeiro tempo
O Bolívar foi quem tomou a iniciativa de procurar o ataque primeiro. Aos três minutos, Roberto Fernández recebeu a bola na esquerda da grande área e chutou cruzado, assustando ao goleiro Weverton. A primeira oportunidade do Palmeiras foi com Rony, aos 10, depois de passe em profundidade de Zé Rafael. Mas foi com Raphael Veiga, em dois chutes de fora da área, que o Verdão levou mais perigos. Rojas defendeu as duas vezes. Melhor em campo, o Palmeiras chegou ao gol aos 33 minutos, em pênalti cobrado por Willian. No lance que originou a penalidade, Rony foi derrubado por Jusino. Na reta final do primeiro tempo, o Bolívar pressionou um pouco mais em busca do empate, mas parou na zaga do Verdão.

Willian comemora o primeiro gol do Palmeiras contra o Bolívar (Foto: César Greco/Ag. Palmeiras)
Segundo tempo
Na etapa final, Ábrego tentou surpreender Weverton no primeiro lance de perigo com chute de fora da área. Mas não conseguiu. O Palmeiras, seguro na altitude e impondo seu ritmo de jogo, quase ampliou em conclusão de Zé Rafael defendida por Rojas. Mas, aos 14 minutos, Gabriel Menino recebeu passe de Rony, ajeitou e acertou lindo chute de longe, sem chance para o goleiro. Golaço do Palmeiras! O Bolívar, então, teve de se arriscar mais no ataque. E Riquelme entrou em cena. Depois de obrigar Weverton a fazer grande defesa e jogar a bola para escanteio, o atacante do Bolívar, de cabeça, marcou o primeiro do time boliviano após o tiro de canto. Depois disso, o cansaço pegou o Palmeiras, e o Bolívar pressionou. Mas o Verdão se segurou e ainda encontrou fôlego para acertar a trave em falta cobrada por Scarpa. Veron parou no goleiro Rojas no rebote.

Jogadores do Palmeiras comemoram gol contra o Bolívar (Foto: REUTERS/David Mercado)
37 anos depois…
Ao vencer o Bolívar, o Palmeiras colocou fim a uma invencibilidade de 37 anos do time boliviano contra brasileiros jogando em La Paz. Antes desta quarta-feira, a única derrota da equipe para brasileiro tinha sido em 1983, para o Grêmio. De lá para cá, em outras 11 partidas oficiais, tinham sido oito vitórias e três empates.

Gustavo Gómez e Matías Viña em lance contra jogador do Bolívar (Foto: REUTERS/David Mercado)
Atuações do Palmeiras
Veja aqui as notas dos jogadores.

Elenco do Palmeiras antes da partida contra o Bolívar (Foto: Conmebol/Divulgação)
Próximos jogos
O Palmeiras volta a campo pela Libertadores na próxima quarta-feira, dia 23, contra o Guaraní, às 21h30, em Assunção, no Paraguai. Pelo Campeonato Brasileiro, o Verdão joga no domingo, dia 20, às 16h, contra o Grêmio, em Porto Alegre. (Globo Esporte)