Faltando quase uma semana para o Dia dos Pais, no dia 8 de agosto, o comércio varejista se mobiliza para atender o aumento da demanda provocado pela celebração. Seja nas lojas virtuais ou físicas, a expectativa dos comerciantes é que a média de gastos com presentes seja maior do que a do Dia dos Namorados (12 de junho). Se depender da intenção do consumidor, esse resultado pode ser alcançado até a véspera.
Neste Dia dos Pais, os brasileiros devem gastar R$ 245 em presentes, em média. O ticket médio previsto é superior ao valor gasto nas comemorações do Dia dos Namorados (R$ 240) e das Mães (R$ 210). As informações constam na pesquisa feita pela empresa Shopee, responsável por um canal de vendas pela internet (marketplace) no Brasil, que contou com a participação de quase 3,8 mil pessoas de todas as regiões do país.
Conforme a pesquisa, 60% dos respondentes estão habituados com ferramentas de e-commerce e usam esses canais há mais de um ano. Dentro desse grupo, 70,5% disseram que buscam as plataformas digitais de vendas para presentear nas datas comemorativas, como o Dia dos Pais. Dependendo do tempo em que as pessoas compram via internet, muda-se o comportamento. Quanto mais tempo de uso desses canais, maior é o gasto declarado pelos entrevistados.
De acordo com a pesquisa, para este Dia dos Pais o ticket médio pode chegar a R$ 263 para quem já faz compras online há mais de um ano. A média cai conforme diminui o período de experiência com e-commerce, sendo R$ 226 para as pessoas que compram há seis meses e R$ 204 para quem tem menos tempo de uso.
Na capital cuiabana, a expectativa é aumentar as vendas em 20% neste ano. Diferente de 2020, as lojas físicas devem ser as mais procuradas. De acordo com um levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), cerca de 40% dos cuiabanos farão as compras em lojas físicas no Centro da capital. Quantitativo que fica distante daqueles que preferem os ambientes virtuais: 7,4% em plataformas de marketplace e 3,9% por mídias sociais.
“Depois de um ano em que as vendas das datas comemorativas sofreram diretamente com o contexto da pandemia e as incertezas em relação ao funcionamento dos negócios, o Dia dos Pais de 2021 será diferente, com movimento maior e um crescimento de vendas em relação ao baixo patamar de 2020, com expectativa de voltar aos patamares de 2019”, avaliou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.
A média de gastos em Cuiabá pode ficar abaixo do valor estimado na pesquisa nacional. Conforme a pesquisa local, entre as faixas de valor de compras citadas, 44,3% dos entrevistados pretendem gastar de R$ 101 a 200 em presentes. Outros 37,8% planejam gastar até 100 e só 17,9% pretendem aplicar mais de R$ 200. Com esse resultando, estima-se que o ticket médio de compras para a data seja de R$ 196,10.
NA ÚLTIMA HORA – A busca por presentes deve aumentar na última semana. Quase 57% dos consumidores pretende procurar pelos presentes na véspera ou no dia. Para a pesquisa, a CDL Cuiabá entrevistou 205 pessoas durante a 1ª quinzena de julho.
A expectativa é que as categorias de produtos mais procuradas sejam as de vestuário e acessórios masculinos (38,7%), perfumes (22,6%), calçados (18%), telefonia ou smartphone (5,5%), joias ou relógios (4,6%), artigos esportivos (3,2%), eletrônicos (2,8%), alimentos e bebidas (2,3%) e apenas 0,5% planejam presentear com livros.