Os pacientes que fazem tratamento para Hanseníase em Várzea Grande estão mais uma vez sem o medicamento Novartis. O remédio deveria ser repassado aos municípios pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Por meio de nota a SES informou que o fornecimento de medicamentos para o tratamento de hanseníase é de responsabilidade do Ministério da Saúde. De acordo com informação repassada pelo Ministério aos Estados, esses medicamentos estão em falta em todo o país e não há previsão de quando o fornecimento será normalizado.

Está não é a primeira denúncia que o Cuiabano News recebe desta situação, em setembro do ano passado denunciamos a mesma situação e descaso sofrida por esses pacientes que são obrigados a voltar para a casa sem previsão de quando vão poder tomar a medicação.

Nesta sexta-feira a a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) decidiu acionar o laboratório Novartis, principal fornecedor de medicamentos utilizados para a hanseníase no País, e pedir explicações sobre o desabastecimento de drogas usadas no tratamento da doença no Brasil.

Os pacientes se sentem abandonados, com receio de prejuízos ao tratamento pela falta da medicação, que infelizmente não tem previsão de ser reposto.

A Hanseníase é tratada de graça dentro da rede pública com conjunto de medicamentos com custo muito baixo de produção.