Pacientes em tratamento para Hanseniáse em Mato Grosso estão com o tratamento interrompido pela falta de medicamento há meses, mesmo durante a pandemia do covid-19, o medicamento não tem sido encontrado pelos pacientes que são obrigados a voltar para a casa sem previsão de quando vão poder tomar a medicação.
O Cuiabano News recebeu a denúncia que falta o medicamento Novartis há mais de um mês no município de Várzea Grande. O remédio deveria ser fornecido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os pacientes seguem abandonados, com receio de prejuízos ao tratamento pela falta da medicação, que infelizmente não tem previsão de ser reposto.

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, também tem recebido milhões para compra de medicamentos, porém os paciente de hanseníase continuam abandonados.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Saúde informa que o componente para tratamento da hanseníase é de responsabilidade do Ministério da Saúde. Diante disso, a SES esclarece que foi comunicada pelo Ministério de que o medicamento está em processo de importação, por isso o desabastecimento nos Estados.