Uma paciente, que preferiu não se identificar, internada há cerca de cinco dias no Hospital Estadual Santa Casa por conta do covid-19, denunciou ao Cuiabano News, que tem passado fome no hospital e que tudo demora para chegar até o leito de enfermaria.

“Tudo demora para chegar, água, medicação, e principalmente as refeições, o almoço mesmo chega por volta das 14 horas. Eu fico morrendo de fome”, disse com dificuldades na fala por conta do vírus.

A direção do hospital garante que não há demora nos atendimento aos pacientes covid-19 e que eles ão atendidos por uma equipe multidisciplinar à disposição – que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas -, capacitada para melhor atender às pessoas internadas.

A paciente disse que está tomando cerca de oito medicamento, se sente muito cansada e tem dificuldades em respirar. Ela é moradora de Várzea Grande, porém está internada na Santa Casa que fica em Cuiabá.

Ela teme que a demora principalmente na alimentação prejudique seu processo de recuperação. “Eu já pedi pra enfermeira se minha família pode deixar fruta ou vitamina pra mim aqui, eu fico sozinha na enfermaria, do jeito que tá vou acabar morrendo de fome”, desabafou.

A paciente ainda não tem previsão de alta e segue em internação para tratamento do covid-19 em meio ao cenário de incertezas.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da diretoria do Hospital Estadual Santa Casa, esclarece que não procede a informação de demora no fornecimento de medicação, alimentação ou até mesmo água aos pacientes, visto que há uma equipe multidisciplinar à disposição – que envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas -, capacitada para melhor atender às pessoas internadas.