Uma cidade limpa passa necessariamente pelo trabalho hercúleo desenvolvido por estes heróis anônimos, que colocam suas vidas em risco, em prol de manterem às nossas cidades limpas; os Garis.
O Gari tem importância singular em nossas vidas, por serem os responsáveis, por manter a limpeza das cidades, portanto, estes profissionais merecem todo nosso respeito.
Esta importantíssima classe teve a denominação “gari”, a partir, da homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, empreendedor, viveu no Brasil durante a década de 1870.
Gary, em 11 de outubro de 1876 assinou contrato, com o Ministério Imperial para fazer o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro.
A capital Cuiabá vem passando por um longo processo de vilipendiação de direitos, inimaginável; não apenas dos contribuintes, que não tem seus direitos constitucionais respeitados, através dos pagamentos dos impostos que não são poucos.
Mesmo assim, a Capital, sofre processo de Intervenção na Saúde, às nossas ruas infelizmente mais parecem queijos suíços, à exemplo, a rua 8 de abril no bairro do porto, é um buraco dentro do outro, para agravar ainda mais a situação, vem ocorrendo a falta de pagamento dos salários dos Garis, classe tão sofrida.
As redes sociais, tem servido de parâmetro para que os problemas que ocorrem em nossa Capital sejam mostrados e propalados.
Um dos vereadores por Cuiabá o Dilemário Alencar (Pode), felizmente vem mostrando os problemas cruciais que nos afetam, fazendo valer o seu papel de parlamentar, que é o de fiscalizar, criar leis e por aí vai.
E não ficar de cizânia, como ocorreu recentemente com dois dos seus colegas de parlamento, os vereadores: Cezinha Nascimento (União Brasil) e Pastor Jeferson (Psd); os mesmos, quase chegaram as vias de fato por “paternidade de obra”, fato ocorrido no bairro Altos da Serra I.
Dilemário tem mostrado em suas redes sociais sistematicamente os problemas envolvendo a Capital, de tudo o que até agora ele mostrou, sem dúvida alguma, o não pagamento dos Garis tem sido, o ponto nevrálgico, desta forma, maculando a Administração Pública Municipal.
Esperamos, que essa questão pontual seja o mais rápido equacionada, principalmente por se tratar de uma Classe, que trabalha com: sol, chuva e agora frio, e que percebem salários irrisórios.